27 de maio de 2018

Investigadora Rosário Salema de Carvalho recebeu esta semana dois Prémios SOS Azulejo 2017

A investigadora Rosário Salema de Carvalho, juntamente com Libório Manuel Silva, foi galardoada com dois dos Prémios SOS Azulejo 2017 que lhe foram atribuídos e entregues esta semana em Lisboa.
Trata-se do Prémio “História de Arte” pela sua participação e coordenação da obra coletiva “Azulejos - Maravilhas de Portugal / Wonders of Portugal” e de uma menção honrosa “Turismo Cultural” pela participação e coordenação da obra “Azulejos à mesa/ Azulejos in Restaurants” (ver AQUI).
Os prémios SOS Azulejo foram entregues pela 11ª vez e contemplaram a quatro personalidades e instituições (em 3 áreas: “História de Arte”, “Tese de Doutoramento na área de ‘Estudo de Materiais’”, e “Intervenção de Conservação e Restauro”) a que se somaram 6 menções honrosas (Conservação e Restauro, Boas Práticas, Turismo Cultural, Divulgação e Contributos para inventário) e ainda um “Prémio Personalidade” extra concurso atribuído a João Castel-Branco Pereira.
Proposto trabalho sobre azulejaria local
O NCV soube entretanto que os premiados Rosário Salema de Carvalho e Libório Manuel Silva apresentaram à Câmara Municipal de Castelo de Vide uma proposta de realização e publicação de um trabalho sobre a azulejaria local tal como já foi efetuado para a cidade de Braga (ver AQUI). 
Recorda-se que, para além de um trabalho vasto de descrição (notas Histórico-artisticas) do património local descrito no site http://www.patrimoniocultural.gov.pt/ e de vasta colaboração no portal Fnte da Vila (AQUI), Rosário Salema de Carvalho é autora do livro “Igreja Matriz de Castelo de Vide de Santa Maria da Devesa” e de vários outros trabalhos sobre o património e a azulejaria local.
“MAPaz - Um mapa do azulejo em Castelo de Vide”
Por outro lado, em 2015 desenvolveu com o Grupo de Amigos de Castelo de Vide e no quadro da Az - Rede de Investigação em Azulejo (ARTIS - Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa) o projeto “MAPaz - Um mapa do azulejo em Castelo de Vide” que se pretendia na altura pudesse dar lugar à criação no papel da rota local do azulejo, pretendendo-se , desta forma, integrar a mesma na rota do azulejo do Alentejo que estava a ser desenvolvida.
Doutorada em História, especializada em azulejaria portuguesa
Rosário Salema de Carvalho é investigadora do ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde integra o grupo Az – Rede de Investigação em Azulejo, da qual é também coordenadora executiva.
Actualmente desenvolve um projecto de pós-doutoramento (com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia), dedicado à questão das molduras no azulejo barroco, tendo como instituição de acolhimento o ARTIS (Az) e o Museu Nacional do Azulejo.
É doutorada em História, especialidade em História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2012), com a tese intitulada A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725]. Autorias e biografias – um novo paradigma. Em 2007 defendeu o Mestrado em Arte, Património e Restauro, na mesma faculdade, com a dissertação “...por amor de Deus. Representação das Obras de Misericórdia, em painéis de azulejo, nos espaços das confrarias da Misericórdia, no Portugal setecentista”.
Tem desenvolvido investigação na área do património e, principalmente, na área da Azulejaria Portuguesa, com vários artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais. © NCV

Sem comentários: