26 de maio de 2018

Constituída na 5ª feira em Castelo de Vide
a Associação Empresarial da Serra de São Mamede
será alargada a Marvão e Portalegre

Fotos © D.R./NCV
Foi fundada na passada quinta-feira, dia 24 de Maio, a “Associação Empresarial da Serra de São Mamede” por um grupo de empresários da região que se reuniram para o efeito no Centro Municipal de Cultura de Castelo de Vide pelas 21 horas. 

Estiveram presentes 22 empresários que ficaram desde logo nomeados sócios fundadores e é estratégia dos fundadores da Associação alargar o seu âmbito numa primeira fase a Marvão e numa fase posterior também a Portalegre.
No início da reunião o empresário André Barrigas recordou a todos os presentes como foi que se deu início a este processo, a partir de um desafio lançado em Fevereiro pelo Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide. 
Interlocução com empresariado
Seguidamente António Manuel Pita manifestou “o vazio que sente, enquanto autarca, pelo facto de, do lado dos empresários não haver um interlocutor comum a todos e lançou de novo o desafio, para que os empresários se associem e sejam de facto uma voz activa”. E explicou de seguida a ideia que já existe sobre o novo espaço de negócios, a concretizar nas antigas instalações da empresa de construção Manuel Rodrigues, Lda.
Proposta de arquitectura organizacional
A reunião prosseguiu com uma importante intervenção de Estevão de Moura, que apresentou a “Proposta de arquitectura organizacional”, discutida, pensada e elaborada pelos membros da comissão instaladora (ver o documento junto na íntegra).
Depois Ana Bonacho explicou o processo e os métodos que a comissão instaladora utilizou “para se chegar até aqui”, e Ana Paula Santos explicou a razão de a Comissão ter “proposto o alargamento da Associação a Marvão, numa primeira fase e a Portalegre numa fase posterior e o porquê do nome escolhido”.
Próxima reunião no dia 5 de Junho
Fernando Valhelhas abordou depois a forma como a Comissão Instaladora pensa dar os passos seguintes por forma legalizar-se a Associação, na “associação na hora”.
Por seu lado, André Barrigas voltou a lançar o desafio, “para que todos ajudem nesta primeira fase de arranque, tal como acontece com tudo o que começa a dar os primeiros passos”. 
Aprovada a denominação e a constituição da associação ficou decidido constitui-la através da “associação na hora” e Fernando Valhelhas e André Barrigas foram formalmente mandatados para a registarem na Conservatória do Registo Comercial. Tudo por unanimidade. 
A próxima reunião ficou marcada para o próximo dia 5 de Junho (terça-feira) às 21 horas no mesmo local. © NCV

Sem comentários: