6 de abril de 2018

Município candidata-se a apoio de 52250 euros para abrir 35 kms de faixas de interrupção de combustível

O Município de Castelo de Vide decidiu candidatar-se ao Fundo Florestal Permanente – Defesa da Floresta Contra Incêndios e Agentes Bióticos – Faixas de Interrupção de Combustíveis – Prevenção dos Fogos Florestais de 2018, em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. (ICNF)”.
O concurso esteve aberto desde 15 de Março até ao dia 2 de Abril conforme pode ser consultado na página do ICNF (http://www.icnf.pt/).
O despacho de António Pita está datado de 3 do corrente mês de Abril e envolve uma “área com necessidade de abertura de faixas de interrupção de combustível” fixada no concelho em 35 quilómetros com um valor máximo elegível de 52500 euros (1500 euros por km).
“Esta candidatura destina-se a apoiar o desenvolvimento de ações de prevenção estrutural que promovam abertura de FIC através da remoção total do combustível vegetal e desta forma contribuir para a eficácia da rede primária de defesa da floresta contra incêndios, que têm como objetivo ultimo a defesa de pessoas e bens e do espaço florestal”. 
Total de 3620 quilómetros de faixas
A ações a realizar vão decorrer nas chamadas zonas prioritárias concentradas essencialmente no norte e centro do país e prevêem um total de 3620 quilómetros de faixas, sendo que 1179 quilómetros vão incidir na área pública e os restantes 2441 em área privada. Para além da abertura de novas faixas, o aviso prevê a manutenção de cerca de 600 quilómetros de Faixas de Interrupção de Combustível já existentes.
6 milhões de euros em 110 Municípios
Financiado pelo Fundo Florestal Permanente, o concurso envolve um investimento de cerca de 6 milhões de euros e tem como destinatários 119 municípios localizados nas áreas prioritárias. 
O Governo vai também avançar com a construção de 500 quilómetros de Faixas de Gestão de Combustível de forma a concluir a rede primária, num investimento de cerca de 5 milhões de euros. Estas faixas de 50 metros ao longo das FIC vão abranger 250 quilómetros em área pública e 250 quilómetros em área privada. © NCV

Sem comentários: