16 de março de 2018

Exus Management Partners apresenta hoje a central fotovoltaica dos Tendeiros em Castelo de Vide

A Exus Management Partners, apresenta hoje em Castelo de Vide a Central Fotovoltaica dos Tendeiros, a instalar no território da freguesia de São João Batista.

A cerimónia de apresentação pública decorre ao início da tarde (14:30 horas) no Salão Nobre dos Paços do Concelho com a presença do engenheiro António Luzia em representação daquela empresa.
Investimento de 20 milhões de euros
A iniciativa – que obteve parecer municipal positivo em Setembro de 2016 (ver notícia AQUI) - corresponde a um investimento de cerca de 20 milhões de euros e prevê uma potência instalada de 24 MW, o que corresponde à instalação de 76 200 painéis solares fotovoltaicos com uma potência unitária de 315Wp, distribuídos por cerca de 2 540 "mesas" numa extensão de cerca de 60 hectares. 
Ligação à sub-estação de Alpalhão
A potência a injetar na rede pública através de ligação à sub-estação de Alpalhão está limitada a 20 000 kVA.
A instalação envolve ainda, entre outros, cerca de 150 quilómetros de cabos subterrâneos de baixa tensão para ligação dos 20 inversores com a potência máxima de 1 000kW/kVA, dez postos de transformação de diversas potências, uma rede subterrânea de média tensão a 30kV com 5900 metros para interligar os postos de transformação ao posto de corte junto da subestação.
Exploração dentro de 2 anos
A licença de produção foi concedida no dia 30 de Janeiro e a empresa dispõe de dois anos para iniciar a exploração que carece ainda de uma licença própria a conceder após vistoria da instalação concluídas que estejam as obras de construção.
Em nota de imprensa distribuída esta semana a Câmara Municipal refere que “Castelo de vide congratula-se do seu território passar a contribuir para a produção de energias renováveis e assim para um planeta mais sustentável”.
E adianta que “esta Central insere-se num conjunto de centrais fotovoltaicas que recentemente o gabinete do Secretário de Estado da Energia anunciou e que visam promover as energias renováveis em Portugal, de acordo com as metas e objetivos impostos pela União Europeia”. 
Fora da rede de mapeamento solar da CIMAA
No entanto, recorda-se que o concelho de Castelo de Vide é um dos quatro concelhos do distrito que ficou de fora da rede de mapeamento solar promovida pela CIMAA desde 2013 e que conta atualmente com 11 Municípios munidos de piranómetros para medição da radiação solar global: Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Elvas, Fronteira, Gavião, Monforte, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel (ver notícia AQUI). 
Recorda-se que desde 2013 o Município de Castelo de Vide - representado pelo Presidente da Câmara Municipal, António Pita, exerce a função de vice-presidente do Conselho de Administração da AreanaTejo - Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo. © NCV

Sem comentários: