11 de dezembro de 2017

Laboratório de Estudos Judaicos (ISCSP-UL)
lança 2 volumes de “Estudos Judaicos” sobre os “Judeus de Castelo de Vide e Cristãos-Novos”

Clicar na imagem para ampliar.
O Laboratório de Estudos Judaicos (ISCSP-UL) vai editar mais dois volumes, com os números 6 e 7, da sua colecção de Estudos Judaicos, respeitantes a Castelo de Vide, sob o título “Judeus de Castelo de Vide e Cristãos-Novos. Da Identidade às Linhagens [Séculos XV a XX]” , da autoria de Luís M Projecto.
A iniciativa conta já com o apoio de algumas entidades e instituições, nomeadamente a nível local o Grupo de Amigos de Castelo de Vide e o Notícias de Castelo de Vide.
Genealogia de 45 famílias cristãs-novas
O autor, Luís Projeto.
Os dois volumes totalizam 680 páginas, nas quais se procurou estudar detalhadamente a genealogia de 45 famílias cristãs-novas de Castelo de Vide, terra natal de Garcia d’Orta e, também, de Salgueiro Maia, capitão de Abril, que descendia de cristãos-novos.
De Castelo de Vide para o Mundo
Pela consulta dos processos-crime da Inquisição, na Torre do Tombo, sabemos que muitos judeus de Castelo de Vide rumaram para Curaçao (Antilhas Holandesas), Amesterdão, Veneza, Toledo, Constantinopla, Rouen (França), Salónica. México, Peru, Haia e Jerusalém.
O editor Nuno Borrego anuncia a quem pretender beneficiar do preço de subscrição, até ao próximo dia 21 de Dezembro, que podem ser prestados todos os esclarecimentos por mensagem ou por este email. © NCV

Sem comentários: