17 de novembro de 2017

Câmara Municipal compra por 58 800 euros escultura de Santos Lopes que vai continuar na Praça D. Pedro V

Fotos © NCV
Clicar para ampliar.
A Câmara Municipal de Castelo de Vide acaba de adjudicar a aquisição por ajuste direto de uma obra do escultor abrantino António Manuel dos Santos Lopes pelo valor de 58 800 euros (mais IVA). 
"À tarde no parque"
Trata-se de uma escultura figurativa em bronze intitulada "À tarde no parque" (e não "À tarde na praça") datada de 2004 e que tem estado exposta nos últimos anos (vd fotos) na Praça D. Pedro V, aliás precisamente o local onde o Presidente da Câmara refere "irá ser colocada".
A decisão de António Pita nesse sentido tem a data de 14 de Novembro e segue-se ao despacho de abertura de procedimento (de dia 9) onde se fundamenta a aquisição. 
Inúmeros elogios e aceitação plena da comunidade
"Justifica-se esta aquisição na medida em que a escultura em questão, colocada em exposição no espaço público na Vila de Castelo de Vide (Praça D. Pedro V), tem recebido inúmeros elogios e a aceitação plena da comunidade local. Por outro lado, para além do impacto positivo que tem com o público, torna-se óbvia a sua capacidade de enriquecer e valorizar o centro da vila, sendo assim fundamental para projetar uma imagem turística mas positiva", lê-se nesse documento.
Valorização dos espaços públicos
"Castelo de Vide, ao longo dos tempos, teve sempre cuidado de elevar a sua imagem e a sua atratividade também pelas intervenções de valorização dos espaços públicos (jardins, largos e praças), fator que hoje é absolutamente distintivo na oferta turística e cultural" - continua António Pita, para quem "este tipo de intervenções deverão constituir uma contínua preocupação política dos Executivos Municipais, ressalvando-se, claro está, a notabilidade e mérito das produções artísticas, como é o caso vertente". © NCV

Sem comentários: