19 de setembro de 2017

"Entre Diálogos“ - Evocação de Garcia de Orta agradecimento público da promotora
Maria do Carmo Lina Fernandes Alexandre

A promotora a divulgar o projeto na Casa de Goa em Lisboa, nNa foto com 
o Presidente da direção e a assessora de comunicação. 
Maria do Carmo Lina Fernandes Alexandre, promotora do projeto regional “Entre Diálogos “- Evocação à efeméride Garcia de Orta (450 anos após a sua morte)” que mereceu aprovação no quadro do primeiro Orçamento Participativo Português (ver notícia completa AQUI) distribuiu em comunicado um agradecimento público que a seguir publicamos na íntegra.
“Na qualidade de cidadã abracei este grande desafio ao apresentar, ao orçamento participativo do Estado para 2018 “ O Entre Diálogos- Evocação à efeméride -450 anos da morte de Garcia de Orta ”, categorizados numericamente pelos projetos 309 (regional) e 560 (nacional).
"O Orçamento Participativo Portugal é um compromisso assumido no Programa do XXI Governo e um instrumento para melhorar a qualidade da democracia através da aproximação dos cidadãos à política".
Os 601 projetos que estiveram em votação, nas áreas da cultura, agricultura, ciência e formação de adultos, foram as propostas validadas entre as mais de 1000 apresentadas.
Os três milhões de euros destinados à edição de estreia deste mecanismo da democracia participativa vão permitir executar 38 projetos vencedores.
Um processo iniciado há largos meses, com a preparação da proposta, sessões de esclarecimento em assembleias participativas, reuniões, seguindo-se toda uma maratona diária, no sentido de dar cumprimento aos prazos.
No início de Junho do presente ano, vi com regozijo aprovada a proposta técnica, ao lado das 287 propostas aprovadas tecnicamente, regionais e nacionais. Maior compromisso, responsabilidades acrescidas, objetivos e estratégias em marcha, uma labuta constante, entre diálogos com todos, divulgando os projetos a cada instante!
Estas palavras são de esclarecimento, mas antes de mais de um reconhecido agradecimento a todos os que ajudaram a construir o “ Entre diálogos”, à minha família, aos meus amigos, aos castelovidenses, e a todos os que deram um voto de confiança, de Norte a Sul de Portugal, incluindo ilhas.
Uma saudação muito grande à direção do Grupo de Amigos de Castelo de Vide, tal como o jornal Noticias de Castelo de Vide.
"Entre Diálogos" está entre os 38 vencedores. Que orgulho! Esta vitória dedico-a a todos, sem exceção, é a vitória de Castelo de Vide, que vai estar presente no próximo orçamento de Estado com 100.000.00€, fazendo jus à história de um passado que se pretende trazer para a atualidade, homenageando um castelovidense, judeu, médico, botânico, que viveu metade da sua vida em Goa, notabilizando-se com a célebre obra do séc. XVI, “ Colóquios dos Simples”.
Muito obrigada a todos!”
Maria do Carmo Lina Fernandes Alexandre

Sem comentários: