3 de agosto de 2017

Comboios de passageiros voltam à Linha do Leste (Entroncamento - Elvas) a partir de Setembro

No seguimento da resolução aprovada na Assembleia da República em Janeiro de 2016, e que mereceu a concordância de todos os partidos, vai ser reativado o serviço de passageiros na Linha do Leste, entre o Entroncamento e Badajoz.
Segundo confirma uma nota da CIMAA, a partir de Setembro será reposta a circulação de comboios de passageiros em toda a Linha do Leste, garantindo um comboio diário entre a estação do Entroncamento e a estação de Elvas.
Este serviço tinha sido suprimido em finais de 2011 no âmbito do PET (Plano Estratégico dos Transportes).
Mais tarde, os comboios de passageiros regressaram à Linha do Leste, mas só entre Entroncamento e Portalegre, a 25 de Setembro de 2015, na sequência de um protocolo entre a CP, os municípios, a empresa Infraestruturas de Portugal e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).
O protocolo previa inicialmente que o serviço Portalegre - Entroncamento, com ligações a Lisboa, Porto e Coimbra, estivesse no ativo por um período experimental de seis meses (até final do mês de Março de 2016), às sextas-feiras e domingos, situação que ainda hoje se mantém.
Relembre-se que a reativação da Linha do Leste foi considerada prioritária no Plano Estratégico de Mobilidade Sustentável, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo e subscrito por todos os Municípios, decorrente do Ciclo de Debates – Plataforma Alto Alentejo XXI. © NCV

Sem comentários: