8 de outubro de 2010

Campo Maior homenageou o Professor Mário Ruivo com a Medalha de Mérito Municipal Dourada



 
 
 
 
 
No passado dia 2 de Outubro Campo Maior homenageou um dos seus mais ilustres filhos. O Município de Campo Maior entregou, pelas mãos do Presidente da Câmara de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, ao Professor Doutor Mário Ruivo a Medalha de Mérito Municipal Dourada.
A cerimónia, realizada no Centro Cultural e na qual acompanharam Mário Ruivo o Presidente Ricardo Pinheiro, o Governador Civil do distrito de Portalegre, Jaime Estorninho, o Comendador Rui Nabeiro e o Profesor Francisco Galego. De acordo coim uma nota da Autarquia de Campo Maior, o evento "revestiu-se de um carácter menos formal do que é costume nestas ocasiões, facto que muito alegrou o homenageado, tal como o próprio teve oportunidade de referir quando se dirigiu ao público que lotou por completo o auditório".
Na ocasião, Ricardo Pinheiro, Presidente da Câmara Municipal, teve oportunidade de referir que é para o Município de Campo Maior uma grande honra prestar homenagem ao Professor Mário Ruivo. É com muita emoção que homenageamos hoje uma pessoa que, como Campomaiorense, muito considero, respeito e admiro. Mais do que a homenagem, este evento é uma oportunidade para demonstrar ao Professor Mário Ruivo o quanto honrados nos sentimos com a presença de tão ilustre filho de Campo Maior.”
O autarca lembrou ainda parte do brilhante e vasto percurso profissional e académico de Mário Ruivo, afirmando que a sua partilha de conhecimentos levou-o a dignificar o nome de Portugal por todos os locais do mundo onde teve oportunidade de participar em projectos e missões para o desenvolvimento da ciência no domínio da biologia marítima e dos recursos oceânicos. Num momento tão importante como o que se seguiu ao 25 de Abril, que tornou possível a construção de um país livre e de uma sociedade democrática, esteve na primeira linha daqueles que se disponibilizaram para servir Portugal e colaborar na construção de um futuro melhor para o povo português. Ocupou cargos importantes a nível nacional e internacional, entre os quais se destacam ter sido Secretário de Estado das Pescas e Ministro dos Negócios Estrangeiros, assim como Presidente do Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO. Um currículo que continua hoje a ser engrandecido com um espírito de missão activa que deve encher de orgulho o nosso País.
Este momento contou ainda com a intervenção do Prof. Francisco Galego que explanou as motivações e o trabalho que estiveram na base desta homenagem e que apresentou os dois momentos musicais que a integraram. O Coro da Academia Sénior de Campo Maior, dirigido pelo Prof. Vasco Pereira, cantou 3 modas de “saias” tal como elas ficaram registadas, letra e música, pelo Sr. João Pedro Ruivo, pai do homenageado, enquanto a Banda 1.º de Dezembro interpretou o Hino Nacional da Monarquia, anterior à implantação da República, e “A Portuguesa”, o actual Hino Nacional.
Para além da entrega da Medalha de Mérito Municipal Dourada, esta homenagem encerrou outro momento especial, a inauguração de duas exposições documentais. Uma das mostras assinala o 1.º Centenário da Implantação da República em Portugal e os seus reflexos na sociedade Campomaiorense, enquanto a outra se debruça sobre a vida e a obra de João Pedro Ruivo, pai de Mário Ruivo, que tem por base o espólio deixado pelo próprio e através da qual é possível fazer uma impressionante viagem à Campo Maior do início do século XX. © NCV

Sem comentários: