11 de janeiro de 2018

Investimento de 1,2 milhões de euros em 2 anos:
obras da Casa da Cidadania Salgueiro Maia
podem começar já em Março ou Abril

Clicar na imagem para ampliar.
O orçamento da Câmara de Castelo de Vide para este ano ronda os 6,4 milhões de euros e prevê o arranque da construção da Casa da Cidadania Salgueiro Maia, destacou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal.
"É uma obra de dois anos que vai ter início em Março ou Abril. É uma das obras de maior expressão e também de grande complexidade", afirmou o autarca social-democrata António Pita, que está a cumprir o segundo mandato.
Num investimento superior a 1,2 milhões de euros, financiados por fundos comunitários, o concurso para a concretização da obra, no castelo da vila, já foi lançado pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, assumindo o município a contrapartida nacional, na ordem dos 350 mil euros.
Orçamento de 6,4 milhões
O orçamento da Câmara de Castelo de Vide para este ano (6,4 milhões de euros) é superior em 289 mil euros em relação ao de 2017, e foi aprovado por maioria, em reunião do executivo municipal, com os votos a favor de três eleitos do PSD e duas abstenções dos vereadores do PS.
Na mais recente reunião da Assembleia Municipal, o orçamento foi aprovado, também por maioria, com 11 votos a favor do PSD, seis abstenções da bancada do PS, um voto a favor de um eleito do PS e uma abstenção por parte de um eleito da CDU.
Museu da Inquisição abre em Maio na Casa do Morgado
O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide destacou ainda que este ano "vai ficar marcado" pela abertura ao público, em Maio, do Museu da Inquisição.
"É uma obra que vai qualificar a oferta turística nacional. Trata-se de um palacete do século XVII, que já era nosso, e a obra teve um custo na ordem dos 200 mil euros", disse.
Obras de 600 mil euros na Escola Garcia d'Orta
António Pita espera também iniciar, este ano, as obras de recuperação e beneficiação da Escola Básica 2,3 Garcia d'Orta, num investimento de 600 mil euros, bem como a recuperação do edifício do mercado municipal, trabalho que deverá arrancar em Fevereiro ou Março, com um custo superior a 135 mil euros.
Reabilitação de 6 edifícios para habitação social
Ao abrigo do plano de ação integrado para as comunidades desfavorecidas, está a ser realizado um projeto de reabilitação urbana que prevê a recuperação de seis edifícios devolutos no centro histórico de Castelo de Vide.
O projeto, destinado à habitação social, conta com um investimento na ordem dos "120 mil euros", indicou o autarca.
Plano de valorização da albufeira de Póvoa e Meadas
Além da conclusão de obras de requalificação em ruas, António Pita adiantou que o Município vai desenvolver um plano de valorização da albufeira de Povoa e Meadas, sobretudo do ecoparque, contando com um investimento de 130 mil euros.
"Vamos fazer a valorização turística do espaço, com roteiros ambientais e turísticos, a construção de equipamentos com vista a um melhor atendimento ao turista, renovação da infraestrutura de bar e a construção de uma praia fluvial", disse.
Ampliação do Museu de Póvoa e Meadas
Na freguesia de Póvoa e Meadas, a Câmara de Castelo de Vide vai investir "150 mil euros" na reabilitação de um edifício anexo ao museu da aldeia, com o objetivo de ampliar o espaço museológico. © NCV

Sem comentários: