19 de agosto de 2017

Em memória de José Vicente Manso
no Dia Mundial da Fotografia

No dia mundial da fotografia, que hoje se comemora, relembro um fotógrafo castelovidense, José Vicente Manso (1906 - desconheço o ano da sua morte).
Publicam-se o retrato do fotografo, a imagem da sua máquina fotográfica e alguns dos seus trabalhos fotográficos, que não são, de todo, desconhecidos da maioria dos castelovidenses pois estiveram expostos no “foyer” do cine-teatro de Mouzinho da Silveira até à ultima remodelação daquela casa de espetáculos. 
A máquina fotográfica marca Glunz Hannover funcionava com negativos de vidro 9 por 12, fabricada na Alemanha de 1890 a 1900.
As fotografias
Pessoas em despreocupado e bucólico convívio, provavelmente um “pic-nic”, fotografia que J.V.M. na sua camara escura, aprimorou com aquela cercadura oval, tão em voga na época (1928). Ao observar aquela gente ali sentada ocorreu-me parafrasear José Luís Peixoto “ as fotografias não são a prova de um tempo que passou. São a prova desse tempo, agora mesmo ”.
O frondoso e aprazível “Parque João José da Luz em dia de neve”, em dia de sortilégio, acrescento eu. 
Aquele lugar outrora chamado terreiro da Galhofa onde, dizem, ocorriam touradas, mais tarde transformado em luminoso e fresco jardim. A que deram o nome de Gonçalo Eanes jovem castelovidense que integrou o lado direito do quadrado, ala dos namorados, formado pelas tropas portuguesas em 1385, na batalha de Aljubarrota.
Em memória de José Vicente Manso, que um dia ofereceu, à comissão municipal de turismo e por essa via a todos nós, estas belas fotografias da sua terra natal Castelo de Vide.
Agradecimentos: Augusto João Godinho Manso, João Magusto( SACMCV), Maria de jesus Godinho Manso e Maria de Lurdes A. Serrano Silva.
João Calha
Agosto de 2017


Sem comentários: