14 de agosto de 2017

Conhecido o programa da Universidade de Verão do PSD (28 de Agosto a 3 de Setembro)


Já é conhecido o programa (temas e participantes) da Universidade de Verão do PSD que mais uma vez este ano (e desde 2003) decorrerá em Castelo de Vide (Hotel Sol e Serra) de 28 de Agosto (2ª feira) a 3 de Setembro (Domingo). 
Mantém-se o formato que tem sido adotado nos últimos anos e o programa não está classificado de “provisório” mas na sua apresentação aos participantes admite-se desde logo que “pode haver surpresas...”.
A sessão formal de abertura está marcada para o dia 28 de Agosto (18 horas) com a presença de representantes dos organizadores: o deputado europeu Carlos Coelho, que continua a ser o director e principal dinamizador da Universidade de Verão, Simão Ribeiro, presidente da JSD e Pedro Reis, presidente do Instituto Sá Carneiro. 

António Pita com Jaime Ramos

Segue-se o tradicional jantar formal de abertura com uma saudação ao Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Nobre Pita, e a intervenção de Jaime Ramos, a anteceder uma primeira reunião dos Grupos de Trabalho, cujos coordenadores se encontram depois.
Na terça-feira, dia 29 de Agosto, os temas serão “Clima, Ambiente e Energia” (Professor Doutor António Costa Silva) e “Forças e fraquezas da economia portuguesa” (Professor Doutor Daniel Traça), sendo o jantar-conferência animado por Carlos Moedas, Comissário Europeu.
Cavaco Silva sobre “Os Jovens e a Política”
No dia seguinte a manhã será preenchida com o tema “Os Jovens e a Política”; esta aula será da responsabilidade do ex-Presidente da República Cavaco Silva que falará sobre "Os Jovens e a Política: Quando a realidade tira o tapete à ideologia". Registe-se que será a primeira intervenção de Cavaco Silva num evento político desde que deixou a presidência da República. 
Na parte da tarde a Professora Doutora Maria Manuel Mota participa com o tema “A Ciência muda o nosso futuro?”, com o deputado Miguel Morgado ao jantar.
Na quinta-feira dia 31 de Agosto os deputados Paula Teixeira da Cruz e Ricardo Leite tratarão o tema “Eutanásia: Sim ou Não ?”, a anteceder uma assembleia de apresentação dos trabalhos de grupo. Ao final da tarde o programa inclui a já habtiual visita a Castelo de Vide, a anteceder o jantar com Sérgio Sousa Pinto.
“Incêndios: Porque é que Portugal arde tanto ?”
Na manhã seguinte, o deputado europeu Paulo Rangel fala sobre “Portugal e o futuro da Europa” e depois do almoço António Louro e Marco Martins respondem à questão “Incêndios: Porque é que Portugal arde tanto ?”. O jantar-conferência é participado pela Professora Doutora Catarina Albuquerque.
"Falar claro" com Carlos Coelho e Duarte MArques
Sábado será dia de “Falar Claro” (manhã) e de um exercício de simulação (durante a tarde) dos trabalhos de uma assembleia animados e avaliados pelos deputados Carlos Coelho e Duarte Marques. Ao jantar os participantes contam com a presença do Professor Doutor Miguel Poiares Maduro.
Finalmente no Domingo será feita a avaliação da Universidade de Verão imediatamente antes da sessão de encerramento em que intervêm Carlos Coelho, director da Universidade de Verão, Simão Ribeiro, presidente da JSD e como já é habitual, o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho.
Os trabalhos terminam com um almoço com participantes de anteriores edições da Universidade de Verão do PSD. © NCV

Sem comentários: