14 de agosto de 2017

Castelo de Vide e Marvão entre os municípios financeiramente mais eficientes do distrito

Clicar na imagem para ampliar.
Clicar na imagem para ampliar.
Com 1377 pontos atribuídos, Castelo de Vide continua a liderar o ranking que distingue os municípios do distrito de Portalegre financeiramente mais eficientes, de acordo com os dados do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2016; nas posições seguintes estão Arronches, Marvão, Ponte de Sor e Nisa.
No ranking global dos municípios de pequena dimensão, Castelo de Vide posiciona-se agora em 8º lugar, uma descida de de 5 lugares (era 3º no realtório anterior). Marvão, que era 30º passou agora para 15º lugar.
Dez indicadores
Este ranking global posiciona os municípios em função de variáveis e rácios financeiros, de modo a enquadrar, comparativamente, a sua gestão financeira, sendo elaborado com base em dez indicadores: Índice de liquidez; resultado operacional deduzido de amortizações e provisões sobre os proveitos operacionais; peso do passivo exigível no ativo; passivo por habitante; taxa de cobertura financeira da despesa realizada no exercício; prazo médio de pagamentos; grau de execução do saldo efetivo; índice de dívida total; Grau de execução da despesa relativamente aos compromissos assumidos; Impostos diretos por habitante.
Passivo exigível, despesa paga em juros
No que diz respeito ao passivo exigível, uma das variáveis mais importantes da gestão financeira dos municípios, Castelo de Vide posiciona-se em 3º lugar e Marvão em 17º do ranking (entre os de pequena e média dimensão) com menor valor no passivo exigível (dívidas a pagar).
Com um valor de 205502 euros (58,5 euros por habitante), Marvão é o terceiro município, entre os de pequena e média dimensão, que apresentam um menor volume de despesa paga em juros, no total dos anos em análise (2006 – 2016). Neste particular Castelo de Vide surge em 12º lugar, com 327 782 euros (96,2 euros por habitante).
Equilíbrio entre receitas e despesas
Ainda de acordo com esta publicação, o Município de Marvão (em 12º lugar) foi um dos que, em 2016, apresentou um volume de receita liquidada igual ou superior ao total de despesa assumida, revelando uma maior acuidade na adequação das despesas, ao nível de cobrança das receitas, mostrando uma atitude de gestão que contraria a constituição de nova dívida comercial e propícia a redução da existente. Castelo de Vide está neste particular na 29ª posição.
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses é desenvolvido com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados, em estreita colaboração com o Tribunal de Contas, o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto do Cávado e do Ave e a Universidade do Minho. Consulte o documento completo AQUI. © NCV
Clicar na imagem para ampliar.
Clicar na imagem para ampliar.

Clicar na imagem para ampliar.

Sem comentários: