12 de junho de 2017

Duas propostas já estão em votação:
evocação dos 450 anos da morte de Garcia d'Orta
no Orçamento Participativo Portugal

Castelo de Vide está presente no Orçamento Participativo Portugal (OPP) deste ano com dois projetos culturais visando a “evocação à efeméride dos 450 anos da morte do médico botânico judeu castelovidense Garcia d' Orta.
Os dois projetos - um de cariz regional e outro de âmbito nacional - designam-se ambos por “Entre Diálogos”, serão desenvolvidos “em parceria com várias entidades” e foram apresentados por Maria do Carmo Fernandes Alexandre, atualmente técnica superior a desempenhar funções na área do Turismo na Câmara Municipal e presidente da Direção do Grupo de Amigos de Castelo de Vide. A proponente é aliás funcionária pública há 31 anos tendo exercido diversas funções entre as áreas do turismo, da cultura e da comunicação, entre a Câmara Municipal de Castelo de Vide e uma comissão de serviço pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo.
As parcerias nacionais e regionais a estabelecer só serão divulgadas mais tarde mas já estão praticamente todas equacionadas e foram contactadas tendo mostrado disponibilidade para trabalhar “num registo de proximidade”, segundo soube o NCV.
Votação até 10 de Setembro
As duas propostas já se encontram em votação nacional até 10 de Setembro próximo. 
Podem votar os cidadãos nacionais e os cidadãos estrangeiros a residir legalmente em Portugal. Cada cidadão tem direito a dois votos, um para projetos de âmbito territorial e um para projetos de âmbito nacional (como é o caso).
Os interessados desde já votar selecionando o projeto 309 (regional AQUI) e 560 (nacional AQUI) no portal do OPP ou alternativamente através do envio de um SMS gratuito identificando o seu projeto preferido para o número 3838. 
O formato das mensagens deve ser: 

OPP <espaço> 309 <espaço> <Número de Identificação Civil>

OPP <espaço> 560 <espaço> <Número de Identificação Civil>
O Número de Identificação Civil (BI ou Cartão de Cidadão) deve incluir também os dígitos de controlo, 4 dígitos adicionais no caso do Cartão de Cidadão ou 1 digito adicional no caso do Bilhete de Identidade (não deve ser incluído qualquer espaço a separar o número do Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade e os dígitos de controlo).
O principal objetivo dos programas de celebração desta efeméride é o de “comunicar a vários públicos quem foi Garcia de Orta e os contributos da sua obra, não apenas no passado mas essencialmente trazê-lo para os dias de hoje estabelecendo múltiplos diálogos com a Arte, a Natureza, a Ciência, a Literatura, o Património e a Cultura atual”, através de “uma serie de iniciativas em diversas áreas a realizar em Castelo de Vide, Marvão e Área Metropolitana de Lisboa dirigida a diferentes públicos”. 
Promover a interculturalidade 
Os projetos pretendem promover a interculturalidade dentro do território nacional com particular impacto em Castelo de Vide, Área Metropolitana de Lisboa e Marvão”. 
Com um orçamento estimativo de 200 mil euros (nacional) e 100 mil euros (regional), são propostas várias “iniciativas nas áreas da ciência, cultura, educação, formação de adultos e agricultura que, devidamente articuladas com os variados parceiros, possam proporcionar uma oferta variada a realizar em Castelo de Vide, Marvão e Área Metropolitana de Lisboa dirigida a diferentes públicos, incluindo o escolar, e potenciando igualmente a atividade turística”. Entre estas iniciativas incluem-se a identificação /criação de rotas e roteiros de interesse turístico com ligações a museus, bibliotecas, jardins e hortas, palestras, conferências, exposições, workshops (e outras iniciativas de serviço educativo) de gastronomia, dança, teatro, trajes, cinema, artes plásticas, ambiente, agricultura biológica, espetáculos de teatro, cinema, dança, música, edições de livro infantil sobre Garcia de Orta, de página na Internet, de material pedagógico e algum merchandising. © NCV

Sem comentários: