16 de junho de 2017

“Deus e os Demónios”:
Adalrich Malzbender expõe na Igreja de S. Francisco 60 fotos de arte românica portuguesa até dia 30

Clicar na imagem para ampliar.
É inaugurada hoje pelas 21:30 horas na Igreja de S. Francisco a exposição de fotografia “Deus e os Demónios - O Fantástico e o Misterioso na Escultura Românica em Portugal", da autoria de Adalrich Malzbender. A entrada é gratuita e a exposição pode ser visitada até ao dia 30 de Junho.
A abertura da exposição 'antecedida por uma arruada da Banda União Artística pela Carreira de Cima e ruas da Vila. 
A iniciativa coube ao Grupo de Amigos de Castelo de Vide, com os apoios da Fundação Nossa Senhora da Esperança, da Banda União Artística, do Gabinete CLDS 3G e do Município de Castelo de Vide.
A exposição conta com cerca de 60 fotografias da arte românica em Portugal, pois esta é uma especial paixão do artista que nutre curiosidade pelas igrejas românicas portuguesas, frequentemente situadas em maravilhosas paisagens, e pelas suas misteriosas esculturas simbólicas, tanto enfeitadas com graciosos ornamentos, como com demónios e monstros medonhos.
“Deus e os Demónios - O fantástico e o sinistro na Escultura Românica de Portugal” conta com a particularidade de por entre as fotografias se encontrarem expostos textos explicativos da simbologia e do misticismo das imagens, como é o caso de gárgulas, semblantes tristes e de sofrimento, o medo, entre outras expressões resultantes da época românica.
Adalrich Malzbender tenta, através de uma técnica especial, analógica, o chamado “LITH printing”, para tornar as imagens medievais quase desaparecidas, de novo perceptíveis, vivas e mais expressivas, de forma a recuperar algo da sua beleza arcaica. © NCV

Sem comentários: