8 de fevereiro de 2017

Quinta das Lavandas lançou no sábado o seu azeite virgem extra “Terras de Vide”

Foto © CMCV/NCV
Clicar na imagem para ampliar.
A Quinta das Lavandas lançou no passado sábado,dia 4 de Fevereiro, no Centro Cultural, em Castelo de Vide a sua nova marca de Azeite Virgem Extra “Terras de Vide”, com certificação biológica, sob controlo da Ecocert Portugal (PT-BIO 02).
A apresentação decorreu em paralelo com a V Prova de Vinhos organizada pela Câmara Municipal e o produto vai ser vendido em Castelo de Vide, no comércio, em Marvão, Portalegre e Lisboa, a um nível de preços recomendados ainda não determinado. 
Por outro lado, o rótulo homenageia a arte castelovidense da trapologia, numa reinterpretação contemporânea das combinações de cores e padrões.
As azeitonas utilizadas na produção do azeite são colhidas,manualmente, com uso de ripadores mecânicos, em dois olivias (Vale Dornas e Sumagral) localizados na orientação NE, a cerca de 4 kms do centro da Vila. Os olivais, que “são mantidos no modo de produção biológico, são compostos por árvores centenárias maioritariamente da variedade galega, o mais português dos cultivares de oliveira”.
Extracção a frio em lagar próprio
De entre os factos que mais destaque merecem na produção desta nova marca de azeite, salienta-se o de se tratar de “produções muito limitadas, obtidas a partir da moagem das azeitonas, pelo designado método da extracção a frio,em duas fases, em lagar próprio existente na quinta”.
De modo a assegurar que o azeite virgem extra respeita os mais elevados padrões de qualidade tanto a nível químico como sensorial, o azeite foi submetido a análises químicas e organolépticasno Laboratório do Azeite do Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, tendo as análises atestado a qualidade virgem extra do azeite e a sua finura.
Baixo nível de acidez (0,1%)
Dentro dos parâmetros químicos evidenciado pelo azeite virgem extra Terras de Vide, destaca-se o seu baixo nível de acidez (0,1%), que o coloca “dentro de uma gama muito limitada de azeites em Portugal, bem como a ausência de qualquer tipo de defeitos”. Em termos sensorais o azeite virgem extra Terras de Vide apresenta-se como “muito equilibrado, com um perfil frutado maduro acentuado”.
O azeite Terras de Vide posiciona-se, assim, como “uma oportunidade única para revistar sabores com raízes ancestrais, durante as décadas do declínio do olival, impossíveis de encontrar, mas ao mesmo tempo, representa uma aposta na qualidade apoiada nas mais modernas tecnologias e nos sistemas de certificação e garantia mais exigentes”.
Excelentes condições da região
Com esta nova marca de azeite virgem extra, os proprietário da Quinta das Lavandas pretendem “fazer um tributo às tradições desta Vila do Alto Alentejo e destacar as excelentes condições da região para a produção de azeite de grande qualidade, já que um dos marcos mais relevantes da paisagem são precisamente os olivais centenários que circundam a Vila”.
Com o azeite Terras de Vide, a Quinta das Lavandas “procura recuperar a longa e extraordinária tradição de um dos azeites mais cotados do país durante o século XIX e XX, com uma longa tradição de exportação para as principais cidades do país, mas sobretudo Lisboa, onde,no número 50 da Rua Vitor Cordon, ao Chiado, chegou a existir um entreposto para a sua comercialização”. © NCV
Clicar na imagem para ampliar.

Sem comentários: