24 de agosto de 2016

Fotorreportagem: segunda edição das Aulas Abertas de Arqueologia em Castelo de Vide


IMG 20160817 184408 1600x1200


IMG 20160817 184306 1600x1200

“Está a decorrer em Castelo de Vide a 2.ª edição do programa de Aulas Abertas de Arqueologia. A iniciativa integra-se no âmbito do projeto PramCV (povoamento rural alto-medieval no território de Castelo de Vide) e visa permitir ao público em geral a aquisição de noções-base nesta área, permitindo uma maior aproximação da população local aos trabalhos realizados no concelho”.
“Durante as aulas teóricas, nos dias 9, 12 e 17 de Agosto, realizadas no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foram abordadas as seguintes temáticas: "Investigando com o PramCV: a arqueologia dos camponeses alto-medievais no território de Castelo de Vide"; "O registo de campo em arqueologia: conhecimento às camadas"; "Arqueociências: O registo arqueológico invisível".
“A última aula, de caráter prático, realizou-se no dia 22 de Agosto, no Centro Municipal de Cultura e tem como tema: "Dos objetos às pessoas: analisando a cultura material dos camponeses alto-medievais".
“As aulas têm contado com a presença de lecionandos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, no âmbito da licenciatura em Arqueologia, e de castelovidenses que têm participado na iniciativa "Arqueólogo por um dia" (ver notícia AQUI). Ao longo de três semanas, os alunos têm também participado nos trabalhos arqueológicos desenvolvidos no concelho”. © CMCV/NCV

Sem comentários: