18 de março de 2016

Proteção Civil:
Centro de Coordenação Operacional Distrital
reuniu ontem no Centro Municipal de Cultura

DSC 0344 Resolução da Área de Trabalho
No passado dia 17 de Março, no auditório do Centro Municipal de Cultura de Castelo de Vide, realizou-se uma reunião conjunta da Comissão Municipal de Defesa da Floresta e do Centro de Coordenação Operacional Distrital de Portalegre, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Castelo de Vide e pelo Comando Distrital de Operações de Socorro, com o intuito de descentralizar a reuniões daquele órgão pelos vários municípios do distrito.
Para além do Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, esta reunião contou com a presença de representantes da Autoridade Nacional de Proteção Civil, da Guarda Nacional Republicana, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Força Especial de Bombeiros, dos Bombeiros, e das Juntas de Freguesia do Município.
Na reunião específica do Centro de Coordenação Operacional Distrital foram apresentados, pelo Comando Distrital de Operações de Socorro, diversos dados estatísticos associados a várias tipologias de ocorrências, com dados relativos ao distrito e aos concelhos, bem como os dados hidrológicos respeitantes ao armazenamento das albufeiras e à monitorização do índice meteorológico de seca. 
Ocorrências decresceram nos últimos 10 anos
Por último, no âmbito da análise associada ao planeamento foram apresentados diversos dados relativos ao concelho de Castelo de Vide, tendo sido comprovado estatisticamente que o número de ocorrências, nas várias tipologias, tem tido um decréscimo nos últimos 10 anos. 
Foram ainda realizadas apresentações por parte da Guarda Nacional Republicana, no âmbito da caracterização, incidência geográfica e causas dos incêndios rurais, e por parte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, sendo esta apresentação no domínio da prevenção estrutural dos incêndios. 
Para terminar esta parte da sessão de trabalho, foi realizada uma apresentação pelo Comandante Operacional Municipal alusiva à organização municipal de proteção civil e das várias iniciativas relacionadas com a Defesa da Floresta Contra Incêndios.
Comissão Municipal de Defesa da Floresta
Na reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta de Castelo de Vide, presidida pelo Presidente da Câmara, foram apresentados e deliberados diversos assuntos, conforme constava da ordem de trabalhos desta reunião, designadamente: o relatório de incêndios do ano de 2015 e comparativo estatístico com o último decénio; o relatório de atividades e o plano de ação da equipa de Sapadores Florestais referentes aos anos e 2015 e 2016, respetivamente; e o Plano Operacional Municipal de Castelo de Vide para o ano de 2016.
Apoio aos agricultores nas queimadas e face à seca 
O Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide terminou a sessão evidenciando a importância de várias iniciativas específicas do concelho que evidenciam a pertinência da temática da proteção civil, nomeadamente referindo-se à participação do Município na iniciativa ClimAdaPT.Local, ao apoio dado pela Câmara Municipal aos agricultores face à situação de seca ocorrida no último ano, e ao apoio na realização de queimadas, como forma de redução de combustíveis. © CMCV/NCV
DSC 0345 Resolução da Área de Trabalho
DSC 0351 Resolução da Área de Trabalho
DSC 0355 Resolução da Área de Trabalho
DSC 0369 Resolução da Área de Trabalho
DSC 0372 Resolução da Área de Trabalho

Sem comentários: