11 de novembro de 2015

Projeto ClimAdaPT.Local:
Workshop na 6ª feira à tarde em Castelo de Vide

Realizar-se-á, no próximo dia 13 de Novembro, pelas 14 horas, no Centro Municipal de Cultura, um Workshop inserido no desenvolvimento do projeto ClimAdaPT.Local, o qual incidirá sobre o processo de adaptação dos municípios às alterações climáticas.

O projeto, de acordo com a Estratégia Europeia de Adaptação às Alterações Climáticas (AC) e a Estratégia Nacional de Adaptação às AC, tem cinco grandes objetivos, nomeadamente a promoção e disponibilização do conhecimento local sobre AC, a criação de uma comunidade de agentes municipais sensibilizados para o tema e capacitados para utilizar ferramentas de apoio à decisão em adaptação, a redução de barreiras e constrangimentos ao envolvimento de agentes locais em processos de adaptação às AC, bem como a integração da adaptação nos processos de planeamento dos agentes municipais e a definição de medidas de adaptação às AC a nível local.
Opções de adaptação do Município
Nesta sessão, pretende-se, não só, apresentar e debater as opções de adaptação do município, como também recolher contributos dos agentes locais, e assim enriquecer a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC).
O projeto ClimAdaPT.Local é liderado pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em colaboração com diversas entidades de referência nesta matéria, sendo financiado pelo European Economic Area Grants (EEA Grants) e pelo Fundo Português do Carbono (FPC), teve o seu início em janeiro de 2015 e prevê-se a sua conclusão em abril de 2016.
Engloba 26 Municípios-Piloto, sendo que Castelo de Vide foi o Concelho escolhido do Alto Alentejo para integrar esta reflexão sobre um assunto que constitui um ponto obrigatório na agenda politica mundial.
A iniciativa trará a Castelo de Vide a Dr.ª Luísa Schmidt do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e o professor Filipe Duarte Santos da Universidade de Lisboa, conceituadas personalidades na matéria vertente, facto que constitui por si, uma notícia a destacar, porquanto esta vila integra o Parque Natural da Serra de São Mamede e apresenta um território onde os valores e a riqueza da biodiversidade assumem uma extraordinária importância. © CMCV/NCV

Sem comentários: