19 de maio de 2015

“Sítio Arqueológico do Mascarro
- um modelo de povoamento antigo
no concelho de Castelo de Vide”


Mascarro 2015 4 Resolução da Área de Trabalho


Mascarro 2015 3 Resolução da Área de Trabalho


Mascarro 2015 2 Resolução da Área de Trabalho


"Entre os dias 29 e 30 de Abril último, realizou-se uma experiência de aplicação de métodos geofísicos não invasivos de prospeção do subsolo, aplicados à arqueologia, na Herdade do Mascarro, Freguesia de S. João Baptista, concelho de Castelo de Vide.
Esta ação pioneira teve a finalidade de compreender este notável sítio arqueológico e perceber qual a relação entre as estruturas arqueológicas já intervencionadas nos anos 80, do passado século, e o contexto envolvente.
Este projeto está integrado na investigação de mestrado de Sílvia Ricardo, aluna da Universidade de Évora, que compreende o estudo deste local com a tese intitulada de "Sítio Arqueológico do Mascarro – Um modelo de povoamento antigo no concelho de Castelo de Vide" .
Na experiência foram aplicadas duas das técnicas geofísicas, a magnetometria e a indução electromagnética, que permitem mapear a intensidade de duas propriedades físicas do subsolo; a susceptibilidade magnética e a condutividade elétrica. Na presença de vestígios arqueológicos essas propriedades do solo podem sofrer variações a que se chama anomalias, cuja detecção permite perceber se existem e como se distribuem os vestígios. A prospecção foi realizada por uma equipa de investigadores da Universidade de Évora constituída pelos Professores Doutores Bento Caldeira e José Borges, professores do Departamento de Física e investigadores do Instituto de Ciências da Terra (ICT) e pelos Engenheiros Samuel Neves e Rui Oliveira, bolseiros de investigação do projeto APOLLO do Centro HERCULES. Os resultados da prospecção serão conhecidos assim que concluído o processamento de dados, um rigoroso processo de investigação que permite estabelecer e interpretar o modelo do subsolo daquela área do Mascarro. Esta etapa está também a ser executada pela equipa atrás referida.
A intervenção contou com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Vide e do seu Serviço de Arqueologia (SACMCV)".
Castelo de Vide, 18 de Maio de 2015.
Prof. Bento Caldeira/ Dra. Silvia Ricardo/ João Magusto

Mascarro 20151 Resolução da Área de Trabalho

Sem comentários: