1 de fevereiro de 2015

Norte Alentejano O' Meeting 2015:
etapa de abertura no Vale da Silvana
com vitórias de Olav Lundanes e Olha Panchenko


Confirmando em absoluto o favoritismo que lhe era atribuído, Olav Lundanes levou de vencida por confortável margem a etapa de abertura do NAOM 2015 na Elite masculina. Na Elite feminina, Nadiya Volynska viu o favoritismo contrariado pela sua compatriota Olha Panchenko. Entre os portugueses, o destaque vai para Manuel Horta e Magalie Cordeiro Mendes, os melhores nos escalões de Elite respectivos.
O Vale da Silvana recebeu, na manhã de hoje, a etapa de abertura da 9ª edição do Norte Alentejano O’ Meeting. A prova de Distância Média decorreu nas mesmas paragens onde, há precisamente sete anos, se disputou a derradeira etapa da segunda edição do NAOM, oferecendo desafios técnicos de elevada craveira em terrenos muito rápidos. Imprimindo um ritmo vivo à sua prova, o norueguês Olav Lundanes viria a concluir na primeira posição com o tempo de 33:47. O ucraniano Artem Panchenko e o russo Valentin Novikov, terminaram por esta ordem nas posições imediatas, com mais 1:32 e 1:37, respetivamente,que o vencedor. Manuel Horta (GafanhOri), no quarto lugar com o tempo de 38:23, cotou-se como o melhor português. O ucraniano Oleksandr Kratov, nº 5 do ranking mundial e outra das grandes figuras presentes nesta edição do NAOM, foi desclassificado.
No sector feminino, a grande surpresa foi a vitória da ucraniana Olha Panchenko ante a sua comoatriota e grande favorita, Nadiya Volynska. Panchenko venceu com um registo de 34:12, batendo Volynska por escassos 8 segundos. Na terceira posição concluiu a francesa Léa Vercellotti, com concluíram a russa Yulia Novikova e a francesa Léa Vercellotti, a distantes 4:43 da vencedora. Magalie Cordeiro Mendes (COC) foi a melhor portuguesa, terminando na 5ª posição com o tempo de 43:21. Participaram nesta etapa perto de seis centenas e meia de atletas, em representação de 15 países.13:02
As opiniões dos vencedores
Para Olav Lundanes, o começo deste Norte Alentejano O' Meeting não podia ser melhor: “Foi uma boa prova. Talvez com um pouco mais de vegetação do que estaria à espera, o que aumentou o nível técnico do percurso. Foi complicado mas, ao mesmo tempo, excelente e gostei muito. Nesta altura do ano e no final duma semana de treino bastante intensa aqui no Alentejo, poder ter uma competição destas é perfeito.” Quanto ao dia de amanhã, Lundanes não abre o jogo: “Veremos, mas não vai ser fácil bater o Oleksandr [Kratov].”
Também Olha Panchenko se mostrava muito satisfeita com o seu resultado nesta primeira etapa do Norte Alentejano O' Meeting, uma competição que a atleta descobriu há dois anos atrás: “Penso que toda a gente espera ganhar. Antes da prova, procurei manter-me concentrada na minha Orientação e sabia que, se fizesse uma boa prova, poderia ganhar. Foi esta a fórmual para conseguir o melhor tempo na etapa, embora não possa considerar que se tratou duma prova perfeita. Cometi alguns erros mas foi uma prova muito interessante. Devo confessar que não estava à espera dum percurso tão técnico. Tive de me manter focada o tempo todo, sem poder dar tréguas nem às minhas pernas nem ao meu cérebro.” Considerando ser este fim de semana o momento alto dum mês de treino intensivo, Panchenko parece estar preparada para inscrever o seu nome pela primeira vez na lista de vencedores do NAOM: “Vamos a ver. Há um grupo de adversárias muito bom e que também querem ganhar, como sejam a Nadiya Volynska, a Léa Vercellotti ou a Yulia Novikova. Tudo pode acontecer.”
Resultados
Elite Masculina (6,5 km, 28 pontos)
1. Olav Lundanes (NOR Halden SK) 33:47
2. Artem Panchenko (UKR IFK Mora) 35:19
3. Valentin Novikov (Russia) 35:24
4. Manuel Horta (GafanhOri) 38:23
5. Eduardo Gil (ESP Frontela-O) 39:46
6. Fábio Kuczkoski (BRA ADAAN) 40:14
7. Daniel Portal (ESP CODAN Extremadura) 40:19
8. Pedro Nogueira (ADFA) 41:26
9. Sergei Rjabyshkin (RUS Paimion Rasti) 41:40
10. Diogo Miguel (Ori-Estarreja) 42:45

Elite Feminina (5,1 km, 20 pontos)
1. Olha Panchenko (UKR IFK Mora) 34:04
2. Nadiya Volynska (UKR OK Orion) 34:12
3. Lea Vercellotti (FRA Maximus) 38:47
4. Yulia Novikova (Russia) 40:46
5. Magalie Mendes (COC) 43:21
6. Ekaterina Savkina (RUS ESSU) 43:33
7. Patricia Casalinho (COC) 43:47
8. Stepanka Betkova (ADM Ori-Mondego) 46:50
9. Andreia Silva (COC) 51:27
10. Inês Pinto (GafarnhOri) 53:29

Sem comentários: