9 de fevereiro de 2015

NAOM 2015: O balanço de Fernando Costa

Fernando Costa, director do NAOM 2015, fez um balanço final “muito positivo” da prova, sublinhando em entrevista a Joaquim Margarido (no blogue Orientovar) algumas ideias chave que estiveram na base de mais um grande sucesso e levantando já a pontinha do véu no tocante à próxima edição.
"O NAOM é sempre um desafio para o nosso Grupo e o balanço foi muito positivo.
Organizar duas etapas separadas por mais de vinte quilómetros com tão pouco tempo de intervalo e com condições climatéricas adversas, não é tarefa fácil e só por isso ficamos muito contentes".
"Sprint noturno" será novidade em 2016
O Norte Alentejano O’ Meeting celebra o seu 10º aniversário no próximo ano novamente em Castelo de Vide (vd noticia AQUI). 
"Esperamos ter o quórum dos proprietários e isso para nós já seria muito positivo. O Programa será idêntico ao dos últimos anos mas com um Sprint noturno, algo que nunca aconteceu em Castelo de Vide. 
Mais uma vez os terrenos serão de qualidade e as paisagens serão deslumbrantes. Finalmente, se conseguirmos os apoios necessários de entidades da Região, poderemos equacionar a realização de uma publicação que faça uma resenha histórica deste evento e as mais valias do mesmo para a região, como foi conseguido nas quatro primeiras edições".
 
Agradecimento aos proprietários
Fernando Costa agradeceu ainda a colaboração aos proprietários dos terrenos onde decorreu a prova. "As nossas organizações dependem totalmente dos proprietários e em Castelo de Vide, como os terrenos são muito retalhados, o número de proprietários aumenta e torna-se ainda mais importante haver uma grande coordenação.
A nossa modalidade tem muitas peculiaridades em relação ao normal e não é fácil por vezes perceberem o que lhes pedimos, mas posso dizer que temos tido muita sorte, pois a maioria dos proprietários tem colaborado connosco.
Em forma de homenagem quero mais uma vez referenciar os proprietários dos terrenos novos onde se realizou a 3ª etapa do evento, que adotou o nome de registo de Quinta das Lavandas e era constituído pelo Roque Martão de José Rui Serra, Monte do Pincho de José Mateus Andrade, Alagadores de Victor Guimarães, Vale D’ornas de João Quintãs e Quinta das Lavandas de Estevão Moura e Teresa Tomé.
Relativamente aos terrenos do Vale da Silvana, que já tinham sido utilizados em 2008, deixo também uma referência elogiosa a António e Francisco Sequeira, João e Francisco Barreta, José Augusto, João Carvalho e António Ribeiro.
Castelo de Vide e Marvão são territórios que integram a Rede Natura 2000, Parque Natural da Serra de S. Mamede e que estão a promover a criação de uma rede de Percursos em Natureza, integrantes do projeto Alentejo Feel Nature". 
Promoção de 2 concelhos
"Do nosso ponto de vista, faz todo o sentido que a Orientação possa ser aproveitada para a promoção de dois Concelhos que primam pela imagem de ligação ao desporto de natureza e à criação de hábitos saudáveis".
"Foi a organização em que tivemos mais elementos – sessenta (!) -, mas quando começa parece sempre que é a primeira vez.
Temos que estar muito concentrados e unidos para que nada falhe. De realçar o apoio das Câmaras Municipais de Castelo de Vide e de Marvão que estão em perfeita sintonia com o GD4C.
Estamos muito condicionados pelas condições climatéricas, mas quando o sol brilha está metade do evento conseguido!".
Quanto ao número de participantes, Fernando Costa sublinha que "é sempre muito motivadora a presença de atletas de nomeada que possam engrandecer o Quadro de Honra do evento. O ano de 2015 não foi diferente dos anteriores e muito interessante tem sido o aumento da participação dos orientistas espanhóis.
 Realmente nos primeiros anos isso não aconteceu, mas ano após ano tem havido uma aumento gradual que é muito positivo para o evento". © NCV

Sem comentários: