6 de fevereiro de 2015

Engenharia militar executa trabalhos
de beneficiação e alargamento do caminho
dos Marrões para prevenção contra incêndios


 

O Regimento de Engenharia 1 (Vila Nova da Barquinha) está a a proceder a trabalhos de beneficiação e alargamento do Caminho dos Marrões, no quadro de um protocolo de cooperação estabelecido com o Município de Castelo de Vide de que a vereação tomou conhecimento e aprovou por unanimidade na sua segunda reunião de Janeiro.
Os trabalhos a desenvolver pelos militares referem-se a desmatação, nivelamento, compavctação, regularização de valetas nalgumas secções e espalhamento de saibro/tout venant para evitar a remoção dos afloramentos rochosos.
Segundo uma nota ontem inserta na página web da Autarquia trata-se de uma “obra de prevenção contra incêndios” que já se iniciou na Serra de São Paulo.
Trabalhos em 1450 metros
Na manhã de ontem, dia 5 de Fevereiro, a Câmara Municipal de Castelo de Vide e o Regimento de Engenharia n.º 1 formalizaram as bases de cooperação entre as duas entidades através da assinatura do protocolo por António Pita, Presidente do município, e pelo Comandante do Regimento de Engenharia 1 João Manuel Pires, Coronel - engenheiro. “A cooperação ocorre da necessidade do alargamento e beneficiação do caminho dos Marrões, localizado no concelho de Castelo de Vide, através de trabalhos de nivelamento, desmatação e compactação, numa extensão de cerca de 1450 metros”.
“A via que será melhorada poderá ser um instrumento de auxílio na prevenção contra incêndios através da acessibilidade melhorada à vertente da Serra de S. Mamede em questão. Em conta está a memória da trágica vaga de incêndios do verão de 2003, que custou a vida de dois castelovidenses”. "Hoje estamos a cumprir esta necessidade de abrir um estradão de acesso para combate aos incêndios que possam deflagrar na encosta da serra, que é uma zona extremamente sensível", afirmou o presidente da Câmara Municipal, relembrando que muitas vezes "foi levantado esse desejo e hoje felizmente temos este corpo de militares, durante cerca de um mês a resolver este problema que diagnosticámos mas sem capacidade operacional de o resolver.
Grupo de trabalho e disponibilização de equipamento
“A cooperação do exército neste caso assentará na constituição de um grupo de trabalho e na disponibilização de esquipamento militar adequado ao objetivo comum, entre outras tarefas”. "Este trabalho e esta missão que nos foi confiada integra-se nas missões de interesse público que cabem ao exército apoiar", explicou o Coronel de Engenharia, completando que "parte pela engenharia militar porque tem os meios e equipamentos mais aptos a fazer este tipo de trabalhos nas construções horizontais e verticais". Para o Coronel "é um prazer enorme nós colaborarmos no âmbito destas missões para o desenvolvimento e bem-estar das populações".
A nota da Câmara Municipal termina referindo que “a estadia dos militares contará com a preciosa colaboração dos Bombeiros (Voluntários) locais a quem a autarquia agradece a proatividade na resolução do problema”. © NC


Sem comentários: