17 de janeiro de 2015

Líder do ranking mundial de orientação
é a grande atração do IX NAOM


O líder do ranking mundial de orientação pedestre, Olav Lundanes da Noruega, é a grande atração da IX edição do Norte Alentejano O’ Meeting.
O norueguês Olav Lundanes, triplo campeão do Mundo e bicampeão da Europa, lidera o ranking mundial desde o passado dia 11 de Julho, altura em que venceu a prova de distância Média do campeonato do Mundo em Itália, em 2014. Olav terá forte oposição no evento do 5º classificado do ranking mundial o ucraniano Oleksandr Kratov.
Em femininos a figura de cartaz da IX edição do evento é a Ucraniana 12ª do Ranking Mundial, Nadiya Volinska.
De regresso a Marvão e Castelo de Vide
Pela terceira vez em nove edições, Castelo de Vide volta a ser o epicentro da Orientação à escala mundial, acolhendo o Norte Alentejano O' Meeting 2015. Desta feita, porém, não colhe o exclusivo, já que o programa prevê uma etapa no município vizinho de Marvão, que pela segunda vez recebe o evento.
Organizado pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, numa parceria com os municípios de Castelo de Vide e Marvão, Federação Portuguesa de Orientação e Federação Internacional de Orientação, o evento terá lugar no fim-de-semana de 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro de 2015, atraindo uma vez mais as atenções de atletas portugueses e estrangeiros.
O programa inclui no dia 31 de Janeiro a prova de distância média no Vale da Silvana, de manhã, e a prova de Sprint pontuável para o ranking Mundial (WRE) e Circuito Nacional Urbano – Marvão, durante a tarde. No dia seguinte de manhã terá lugar uma segunda prova de distância média na Quinta das Lavandas.
A organização poderá fazer acompanhamento e ensino durante o evento e as associações e clubes dos Concelhos de Castelo de Vide e Marvão terão a inscrição gratuita.
Desde 2007
Com início em 2007, o Norte Alentejano O' Meeting teve no romeno Ionut Zinca e na finlandesa Riina Kuuselo os seus primeiros vencedores. Os franceses Thierry Gueorgiou e Amélie Chataing são os mais recentes vencedores duma lista que inclui ainda nomes como os da suiça Simone Niggli, do ucraniano Oleksandr Kratov, da checa Eva Jurenikova, do atual líder do ranking mundial, o norueguês Olav Lundanes, da sueca Helena Jansson e dos portugueses Tiago Romão, Maria Sá e Joana Costa, entre outros. A quinze dias do evento o número de inscritos atinge os 345, provenientes de 58 clubes de treze Países (Portugal, Espanha, Grã-Bretanha, Noruega, Finlândia, Rússia, Israel, Alemanha, Brasil, Bélgica, Suécia, Estónia e Ucrânia). © NCV
Mais informação no site oficial – www.naom.pt
 

Sem comentários: