1 de dezembro de 2014

Presidente da República visitou unidade
de captação e enchimento da Vitalis


A propósito da recente visita do Presidente da República ao seu Centro de captação e engarrafamento da água Vitalis, em Castelo de Vide, a Unicer-Águas distribuiu um comunicado de imprensa sobre esse facto e o seu relacionamento com a comunidade local. Pelo seu interesse publicamos seguidamente o referido documento na íntegra.
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, visitou (...) o Centro de captação e engarrafamento da água Vitalis, da Unicer, no âmbito do programa oficial agendado para Castelo de Vide, que contou ainda com a presença de António Pita, presidente da Câmara Municipal”.
Esta unidade integra-se num dos pólos da Unicer para o negócio das águas minerais, uma das atividades mais relevantes da empresa e que assegura mais de 160 postos de trabalho diretos, aproximadamente 50 no centro de Castelo de Vide, contribuindo para o desenvolvimento da economia da região. Equipada com quatro linhas para uma média diária de enchimento de 160 mil litros, esta unidade é certificada no âmbito da qualidade, segurança alimentar, ambiente, e segurança e saúde no trabalho, assegurando os mais elevados níveis de exigência”.
Sustentabilidade do negócio ao longo da cadeia de valor
Com uma forte política de responsabilidade social, a primeira prioridade da Unicer no negócio das águas engarrafadas é a preservação de um bem valioso, uma água mineral natural, desde que é captada até que chega ao consumidor. Outra prioridade é o desenvolvimento sustentável da categoria das águas engarrafadas em Portugal, nomeadamente através do processo de redução do peso das embalagens PET. É neste âmbito que surge a parceria com a Logoplaste, empresa que tem uma equipa a operar nesta unidade em Castelo de Vide, especificamente para as embalagens PET, uma garrafa que tem excelentes propriedades como a transparência, a leveza e a resistência, atributos muito valorizados pelo consumidor. Fruto do crescimento da marca no canal Horeca, Vitalis regista igualmente um crescimento nas embalagens em vidro, designadamente em Tara Retornável”.
Eficiência e competitividade” do centro
O centro de captação e engarrafamento da água Vitalis, que recebeu (...) a visita do Presidente da República, destaca-se, assim, pela eficiência e competitividade, fruto dos investimentos feitos ao longo dos anos. Para além da inovação ao nível da tecnologia para as embalagens PET, destaque para as significativas reduções nos consumos energéticos: nos últimos quatro anos, a empresa conseguiu uma poupança de 18% no consumo de eletricidade apenas nesta unidade de Castelo de Vide”.
Através do Programa de Desenvolvimento de Embalagem, a Unicer tem conseguido reduzir significativamente o peso das suas embalagens, apresentando, no mercado, soluções inovadoras e mais sustentáveis, com estruturas mais leves, ao longo dos últimos anos”.
Destaque para o design das garrafas e garrafões PET de Vitalis, reconhecido internacionalmente, em 2010, pelo Biomimicry Institute, enquanto caso de sucesso de boa aplicação dos métodos de desenvolvimento da biomimética, por encontrar inspiração num modelo da Natureza: o princípio de crescimento das fibras em espiral do pinheiro branco”.
Envolvimento com a comunidade local
Já no campo social, a Unicer promove uma grande proximidade com as comunidades locais onde tem atividade, num contributo principalmente associado ao apoio e ao desenvolvimento de projetos na área da Educação e no estímulo da Criatividade”.
O empenho da empresa em Castelo de Vide assenta principalmente na promoção do sucesso escolar junto dos mais jovens, com a Unicer a levar a experiência de alguns projetos como o programa educativo municipal Porto de Futuro”.
A parceria com a autarquia, envolvendo o agrupamento escolar de Castelo de Vide, surgiu em 2011 e, desde essa altura, já foram realizadas várias ações educativas. Entre as iniciativas destaca-se o Mundo das Profissões, em que colaboradores da empresa partilharam com alunos, em ambiente de tertúlia, detalhes sobre a sua função, histórico de carreira, numa aproximação à realidade das empresas, despertando eventuais interesses e vocações; programas de estágio de uma semana; ou visitas ao Centro de captação e engarrafamento da água Vitalis. Nos últimos dois anos estiveram envolvidos dezenas de colaboradores da Unicer, em regime de voluntariado, e mais de 1300 alunos das três escolas que compõem o agrupamento.”
Vitalis é uma água mineral 100% natural, proveniente de um ambiente protegido com captações no Parque Natural da Serra de São Mamede. Tem ganho significado e reconhecimento pela sua qualidade e pureza, inclusivamente a nível internacional”.
É uma das principais marcas de água mineral natural portuguesas, uma referência em grandes eventos, estando ainda fortemente associada à prática desportiva e ao bem-estar, o que levou à escolha da assinatura “Beba Vitalis, olhe por si”. Este ano apresenta uma nova imagem em toda a sua gama, que se destaca por ser mais atual e apelativa, reforçando ainda mais a ligação ao desporto. É a Água Oficial das Maratonas mas também a patrocinadora oficial das Federações Portuguesas de Ginástica, Ciclismo, Triatlo, Orientação e Voleibol. Desde 2010 é a Bebida Solidária™, um projeto criado em estreita parceria com a SIC Esperança, de forte cariz social na área da Educação”.
A Unicer é a maior empresa portuguesa de bebidas refrescantes e o principal operador de águas engarrafadas no país, com destaque para as marcas Vitalis (categoria águas lisas) e Pedras (águas com gás). Esta atividade é, a par das Cervejas, um dos negócios core da empresa”. © NCV

Sem comentários: