1 de novembro de 2014

Hoje foi Dia dos Santos


Fotos © Vera Esteves/NCV
A festa do dia de Todos os Santos é celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. A Igreja Católica celebra a Festum omnium sanctorum a 1 de Novembro.
Em Castelo de Vide a tradição é grande e muito arreigada. Faz parte da tradição as crianças pedirem os santos, e actualmente recebem guloseimas ou mesmo dinheiro. Antigamente recebiam outros presentes entre os quais se contavam maçãs, romãs, castanhas, bolos, etc..
As crianças reúnem-se em grupos, apetrechados com bolsas vão pedir os santos e alguns ainda cantam a seguinte canção:
Senhora dê-me dos Santos,
Pela alma dos seus defuntos,
Que lá estarão na Santa Cruz,
Para sempre Ámen Jesus!”
Em caos em que os donos da casa não lhes davam os “santinhos”, os miúdos respondiam-lhe duma forma muito malcriada.
Normalmente as crianças pedem os “santinhos” apenas na parte da manhã. Da parte da tarde algumas crianças vão até ao campo, principalmente às quintas que ficam mais perto da Vila.
Como estas pessoas têm pouco dinheiro, têm sempre a mesa posta com belos petiscos e os mais velhinhos bebem licores e geralmente oferecem-se frutos secos.
Por outro lado, em tempos nestes dias era habitual comer-se ao almoço um prato de papas de milho, com açúcar com mel ou com leite. Assistir à missa fazi parte da agenda do Dia de Todos os Santos e os bailes finalizavam o dia. © NCV
NR - Fotos de hoje © Vera Esteves/NCV
Fotos © Vera Esteves/NCV
Fotos © Vera Esteves/NCV

Sem comentários: