27 de março de 2014

Bispo D. Antonino Dias fez publicar
os Estatutos dos Arciprestados da Diocese

A Diocese de Portalegre e Castelo Branco acaba de publicar no seu site institucional os Estatutos dos Arciprestados, documento de 22 artigos que foi aprovado pelo Bispo D. Antonino Eugénio Fernandes Dias com data de 5 de Março corrente. 
O documento, que pode ser lido na íntegra AQUI, define o Arciprestado como “o conjunto de várias paróquias, caracterizado pela vizinhança territorial e uma certa afinidade, caracterizada fundamentalmente pela semelhança de costumes e mentalidade dos fiéis, de meios sociais e necessidades económicas e administrativas, de tradições históricas e pastorais e, bem assim, pela facilidade de contacto entre os membros do clero a exercer aí o seu ministério (cf. DMPB, 217), a fim de facilitar a cura pastoral mediante uma atividade comum”. 
Cinco Arciprestados com 161 Paróquias
“O território da Diocese de Portalegre-Castelo Branco está dividido em estruturas pastorais chamadas arciprestados e paróquias. Os Arciprestados são cinco, habitualmente conhecidos por: Abrantes com trinta e três paróquias; Castelo Branco com 44 paróquias; Ponte de Sor com 27 paróquias; Portalegre com 22 paróquias e Sertã com 35 paróquias”. © NCV

Sem comentários: