31 de maio de 2012

Concerto e escultura assinalam os 500 anos
da entrega do Foral Novo a Castelo de Vide

Conferência do Director-Geral dos Arquivos
assinala os 500 anos do foral manuelino
amanhã às 18 horas na Biblioteca Municipal



Amanhã, sexta-feira dia 1 de Junho, pelas 18 horas, realiza-se em Castelo de Vide uma cerimónia que assinala o 500º aniversário do Foral Manuelino concedido à Vila pelo Rei D. Manuel I.
Por iniciativa conjunta do Grupo de Amigos e da Câmara Municipal de Castelo de Vide, no auditório da Biblioteca Municipal Laranjo Coelho, o Director-Geral dos Arquivos, Silvestre Lacerda, proferirá uma conferência sobre “A reforma Administrativa no tempo de D. Manuel I: leitura nova”.
Entrega de cópias digitais certificadas
A conferência será seguida pela entrega simbólica ao Município de cópias digitais certificadas dos forais manuelinos de Castelo de Vide e de Póvoa e Meadas, e pela apresentação do recente documentário “Castelo de Vide, uma história singular” da autoria do realizador Francisco Manso. © NCV

Centro de Novas Oportunidades anunciou
mais 4 certificações de 9º ano em Castelo de Vide

O Centro Novas Oportunidades de Castelo de Vide realizou, no dia 28 de Maio de 2012, pelas 17 horas e 45 minutos, mais uma sessão de júri de Certificação de Nível Básico – B3.
A mesma sessão teve lugar no Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, onde 4 formandos do grupo 52 viram as suas competências reconhecidas e validadas: António Pernes, Jeremias Chenrim, Maria Nazaré Carreiras e José Rui Andrade. 
Ao longo do processo de certificação, os formandos “demonstraram empenho e dedicação na elaboração do seu Portefólio Reflexivo de Aprendizagens, pois sem interesse e esforço não teriam conseguido chegar ao fim desta etapa”. 
Em comunicado no seu sítio Internet, a equipa técnico-pedagógica do CNO (Centro de ovas Oportunidades) felicitou “todos os adultos pelo trabalho desenvolvido e deseja-lhes as maiores felicidades”. © NCV

Jovem castelovidense na equipa vencedora nacional do Concurso Geração Euro

Raquel Sutil é a segunda a contar da direita.
A equipa “Pentóikos” da Escola Secundária de S. Lorenço (Portalegre) ganhou a final do Concurso Geração Euro promovido pelo Banco de Portugal. Desta equipa Pentóikos faz parte a jovem castelovidense Raquel Sutil que é aluna de Economia do 11º ano naquela escola.
Cada participante desta equipa ganhou 500 euros e ainda o direito a uma viagem a Frankfurt (Alemanha) onde participará na cerimónia europeia de entrega de prémios que terá lugar no Banco Central Europeu nos próximos dia 20 e 21 de Junho.
O Concurso Geração Euro pretende dar a conhecer a importância da política monetária única para o dia-a-dia dos 331 milhões de cidadãos da área do euro.
O concurso foi organizado pelo Banco Central Europeu (BCE) e pelo Banco de Portugal e destinou-se a todos os alunos do ensino secundário, independentemente da sua área de estudo.  Para participarem no concurso, os alunos tiveram que formar equipas constituídas por cinco alunos e um professor coordenador. © NCV

Pintura de Umbelina Ribeiro a partir de sábado
no Átrio dos Paços do Concelho

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
A partir de sábado, dia 2 de Junho, estará patente uma exposição de pintura de Umbelina Ribeiro. No átrio dos Paços do Concelho. © NCV

CNO em visita de estudo a Sintra


Clicar para ampliar a foto.

Esta foi a segunda visita de estudo que realizei, desde que estou a frequentar o processo RVCC. As nossas professoras, Fátima Luís, Teresa Cardona, Maria João Pinto, Sandra Rafael, Natércia Fernandes e Henriqueta Machado, todas muito simpáticas, tiveram a dedicação de levar o nosso grupo num bonito passeio, no dia 26 de maio.
Eu falo por mim, já passeei muito, mas ainda não tinha visitado este local, o Palácio da Pena, na Serra de Sintra. E não é por acaso que é uma das 7 Maravilhas de Portugal, já tendo encantado também a Rainha D. Amélia, durante a sua lua-de-mel.
Existe no ar que se respira a pureza da natureza, junto com o admirável trabalho destes palácios e monumentos que D. Fernando II adquiriu em 1839, onde já existia um Mosteiro de Nossa Senhora da Pena, que em 1503 foi ocupado pelos Monges Jerónimos. Junto a este Palácio existe também o Castelo dos Mouros, por isso, D. Fernando II, nascido na Alemanha, quis trazer para Portugal a arquitetura romântica germânica. Assim, decidiu juntar todas as características do romantismo com a nossa história, desde o tempo dos Mouros, aos nossos conquistadores (Mouras, Góticas e Manuelinas).
Não podia ainda deixar de salientar que a palavra Sintra é de origem romana, que significa Cynthia, símbolo da lua na mitologia céltica. Os Romanos chamavam-lhe Mons Lunae – o Monte da Lua – e aí eram feitos os sacrifícios em sua honra.
Também a jovem que fez de guia nesta visita nos encantou com o seu modo de falar e ao mesmo tempo os olhos a brilhar, assim como todas as pessoas que ali trabalham. Eu acho que está relacionado com o clima romântico que ali existe!
Enfim, foi um dia bem passado, incluindo a passagem pela praia da Ericeira e a aldeia de José Franco. Um dia para esquecer a crise de que tanto se fala a toda a hora. Pode haver alguém que nos queira tirar quase “tudo”, mas o nosso espírito e estas maravilhas da natureza, ninguém as consegue tirar.
Maria dos Santos Silva
(Formanda de RVCC secundário, Póvoa e Meadas)

"Maiores em Afectos" organiza em 15 de Junho
Convívio dos Santos Populares na barragem

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
A Câmara Municipal em conjunto com as Juntas de Freguesia do concelho organizam no próximo dia 15 de Junho um "Convívio Santos Populares 2012". No quadro do projecto "Maiores em Afectos".
Destinado aos "maiores de 65 anos" o evento terá lugar na Barragem de Póvoa e Meadas, da parte da tarde (15 horas), com caldo verde, sardinhas assadas e animação musical na ementa.
Como habitualmente o Município garante  transporte para o local a partir da sede do concelho e de Póvoa e Meadas. © NCV

Câmara Municipal publicou ontem
o texto completo do Relatório e Contas de 2011

Clicar para ampliar.
A Câmara Municipal de Castelo de Vide procedeu ontem, dia 30 de Maio, à publicação do Relatório e Contas referente ao exercício de 2011 no seu sítio na Internet. 
O documento integral pode agora ser obtido AQUI.
Aprovado na primeira reunião de Abril do Executivo Municipal, o documento viria a ser retirado da votação na Assembleia Municipal de  23 de Abril, tendo o Executivo Municipal voltado a deliberar a 2 de Maio (com voto contra dos vereadores socialistas) sobre a rectificação dos referidos documentos.
Os documentos de prestação de contas da Câmara Municipal de Castelo de Vide foram aprovados pela Assembleia Municipal, na sua reunião extraordinária de dia 9 de Maio, por 12 votos da maioria PSD, com 6 votos contra da bancada do grupo Municipal do PS e uma abstenção do deputado municipal da Transformação Independente.
125 mil euros de facturas não incluídas nas contas
O voto contra do PS foi explicado por apenas ter sido rectificada uma das duas principais questões técnicias levantadas na reunião de 23 de Abril (a existência de 125 mil euros de facturas de 2011 não incluídas nas contas) e porque essa rectificação terá sido efectuada tecnicamente de forma incorrecta, segundo aquele Grupo Municipal. © NCV

CNO concluiu onze certificações de nível básico na Beirã


No passado dia 24 de Maio, pelas 17 horas, realizou-se, na antiga Escola Primária da Beirã, mais uma Sessão de Júri de Certificação de Competências de Nível Básico – B2 e B3, na qual fizeram a sua apresentação onze adultos do nosso Centro Novas Oportunidades: Possidónio Carrilho, Ana Nicau, Maria de Fátima Cachaço, Ana Marmelo, João lança, Manuel Janeiro, Maria do Céu Serras, Maria Joaquina Saldanha, Maria Filomena Janeiro, Germana Cardoso e Joaquim Meira.
Encontrámos nestes adultos uma experiência de vida rica em diferentes contextos, o que reforça e valoriza a nossa missão, pois todos os conhecimentos e aprendizagens adquiridos ao longo dos seus percursos profissionais e pessoais devem ser valorizados e reconhecidos. A equipa técnico-pedagógica deste Centro felicita todos os certificados pelo trabalho desenvolvido e deseja que o futuro lhes traga possibilidade de concretizar os seus projetos pessoais e profissionais. 
Foi com enorme satisfação que o Centro Novas Oportunidades de Castelo de Vide conseguiu que os habitantes da Beirã e arredores tivessem a oportunidade de regressar à escola. Contudo, este foi um trabalho desenvolvido em equipa, pois sem o apoio, a disponibilidade e cedência das instalações da Junta de Freguesia da Beirã, por parte do Presidente da mesma, António Mimoso, este acontecimento não seria possível. 
Agradecemos a todos os que possibilitaram a caminhada destes adultos para a concretização de um sonho antigo e a conquista da sua valorização pessoal. 
Teresa Cardona 
(Profissional RVC)

VII Passeio de Cicloturismo da ADENA


Clicar para ampliar.

Vai realizar-se hoje, quinta-feira, dia 31 de Maio, mais um passeio inter escolas ADENA-Associação Desportiva Escolar do Nordeste Alentejano. 
Com uma extensão de 25 quilómetros, esta actividade terá início junto do antigo posto fronteiriço de Galegos e a chegada será na rua das escolas - Portagem.
Percurso do passeio da ADENA.

32ª Feira do Livro de Nisa até ao dia 3 de Junho


Clicar na imagem para ampliar o cartaz.

Junho em Portalegre: Seminários Rede Cultural
sobre promoção e valorização de património

Clicar para ampliar o cartaz.
Terá lugar no próximo dia 2 de Junho a primeira sessão dos Seminários "Rede Cultural, promoção e valorização de património natural, arquitectónico e arqueológico-industrial", cujo programa se desenvolve durante todo o mês de Junho. 
Esta primeira sessão será dedicada ao património imaterial e, para isso, contamos com os inestimáveis contributos de Paulo Costa, Eloy Martos, Pedro Félix, Jorge Murteira e Cláudia Freire. Entre as 10:30 e as 12:30 e entre as 14:30 e as 17:30 horas, no Espaço Robinson - Núcleo da Igreja do Convento de São Francisco, em Portalegre. © NCV

NAOM 2012 a 2 e 3 de Junho em Marvão
- Herdade do Pereiro e Vale do Ródão

Clicar para ampliar o cartaz.

30 de maio de 2012

Telenovela "Louco Amor" na revista "TV 7 Dias"




Telenovela "Louco Amor" na revista "Maria"


(13.05.12)

Telenovela "Louco Amor" na revista "Ana"




(18.05.12)

Castelo de Vide na Imprensa:
edição desta semana do "Alto Alentejo"

Clicar na imagem para ampliar a capa.

Telenovela "Louco Amor" na revista "Maria"




(06.05.12)

Telenovela "Louco Amor" na revista "Ana"



Conferência do Director-Geral dos Arquivos assinala os 500 anos do foral manuelino
na próxima 6ª feira na Biblioteca Municipal


Na próxima sexta-feira, dia 1 de Junho, pelas 18 horas, realiza-se em Castelo de Vide uma cerimónia que assinala o 500º aniversário do Foral Manuelino concedido à Vila pelo Rei D. Manuel I.
Por iniciativa conjunta do Grupo de Amigos e da Câmara Municipal de Castelo de Vide, no auditório da Biblioteca Municipal Laranjo Coelho, o Director-Geral dos Arquivos, Silvestre Lacerda, proferirá uma conferência sobre “A reforma Administrativa no tempo de D. Manuel I: leitura nova”.
Entrega de cópias digitais certificadas
A conferência será seguida pela entrega simbólica ao Município de cópias digitais certificadas dos forais manuelinos de Castelo de Vide e de Póvoa e Meadas, e pela apresentação do recente documentário “Castelo de Vide, uma história singular” da autoria do realizador Francisco Manso. © NCV

Fotoreportagem: I Encontro
de Antigos Músicos da Banda União Artística















No passado Sábado, dia 26 de Maio, a Banda União Artística realizou o I Encontro de Antigos Músicos.
O encontro que começou na rede social Facebook, acabou por ser um evento de sucesso e que contou com a presença de quase 60 pessoas, actuais executantes,antigos músicos, antigos maestros e dirigentes.
O dia teve iniciou junto ao Posto de Turismo de Castelo de Vide, onde junto à Estátua  que homenageia todos os músicos foi descerrada uma placa evocativa em homenagem a todos os músicos e dirigentes já falecidos desde o ano 1881 até ao presente.
Daí, seguiu-se uma visita guiada pelo centro Histórico de Castelo de Vide, acompanhados pelo Sr. Carolino Tapadejo que partilhou o seu conhecimento sobre a história Judaica de Castelo de Vide. A visita terminou no Salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo de Vide onde foi visionado um vídeo promocional da Vila de Castelo de Vide.
A noite terminou com um jantar no Salão Jardim, onde foram passadas algumas imagens e vídeos de algumas actuações de Banda União Artística.
Todos os participantes, agradecem a disponibilidade da direcção da B.U.A para a organização deste evento assim como à Câmara Municipal de Castelo de Vide que se fez representar pelo seu Vice-Presidente António Pita que teve amabilidade de ceder a Placa Evocativa, de partilhar algumas palavras e de estar presente durante o jantar comemorativo. © Telma Calixto/NCV
Fotos © Natália Nabeiro-Ana Silva/NCV

Fotoreportagem: "Caminhada Avós e Netos 2012"
juntou perto de 200 participantes




Foram “perto de 200 avós e netos quiseram participar na caminhada do passado dia 17 de Maio”.
“Os participantes percorreram os cerca de 4km em ambiente de grande animação e ainda houve tempo para um lanche, oferecido pelas juntas de freguesia de Castelo de Vide, no parque Malato Beliz”, segundo informou o GRP da Autarquia.
A mesma fonte deixou uma “nota final de agradecimento à Unicer, pela oferta das águas e ao Centro de Saúde de Castelo de Vide, que disponibilizou, por prevenção, enfermeiras que acompanharam todo o percurso”. © NCV


Casa do Benfica marca convívio de pesca desportiva para 1 de Julho na Barragem de Póvoa e Meadas

Clicar na imagem para ampliar.

Associação Ekosiuvenis
anunciou Passeio BTT no dia 17 de Junho


A Associação Ekosiuvenis acaba de anunciar a realização de um Passeio de BTT no próximo dia 17 de Junho (9:30 horas). 
A associação de jovens pretende "juntar o maior número de pessoas e desfrutar de um belo passeio com belas paisagens da vila de Castelo de Vide". 
Serão 30 quilómetros "com reforço" e a inscrição custa 5 Ekos (seguro incluído). As inscrições decorrem até ao próximo dia 15 de Junho através dos tefones 967733474 ou 910772235. © NCV