28 de fevereiro de 2007

Domingo no Cinema: "Borat"

Realizador: Larry Charles Ano: 2006 Duração: 84 min Classificação: Maiores de 12 anos Género: Comédia Actores: Sacha Baron Cohen e Ken Davitian

Em "Borat", Sacha Baron Cohen, estrela do famoso programa da HBO "Da Ali G Show", transporta a sua escandalosa personagem de repórter do Cazaquistão para o grande ecrã. Neste hilariante e ultrajante filme, Borat, um importante repórter da Televisão do Cazaquistão, é enviado aos Estados Unidos da América para fazer um documentário sobre o maior País do mundo. Na cidade de Nova Iorque na companhia da sua primitiva equipa de reportagem, Borat está mais interessado em encontrar a "boa" da actriz Pamela Anderson para a pedir em casamento, do que outra coisa...

Veja o Trailer

A Bilheteira abre às 21 horas e a sessão começa às 21:30 horas.
Bilhetes Plateia a € 1,50 e Balcão a € 1,75.
Cine-Teatro Mouzinho da Silveira
Avenida da Aramenha
7320 Castelo de Vide

26 de fevereiro de 2007

Joaquim Canário e José Raposo
são membros da Comissão Instaladora da
Associação 25 de Abril no Norte Alentejano

O Presidente do Grupo de Amigos de Castelo de Vide e ex-presidente da Câmara Municipal de Castelço de Vide, Joaquim Canário integra, como secretário, a Comissão Instaladora do Pró-núcleo da Associação 25 de Abril no Norte Alentejano, de que igualmente faz parte como vogal José António Raposo, também membro da Direcção do Grupo de Amigos.
Esta Comissão Organizadora – que tomou posse em 17 de Fevereiro, em Montemor-o-Novo - dará continudiade aos esforços já desenvolvidos para, no prazo previsto pelos Estatutos da Associação 25 de Abril, desencadear, formalizar e efectuar os actos com vista às eleições para os corpos gerentes do Núcleo, que ficará sediado no Assumar (Praça da República).
Até ao dia 25 de Abril, data em que será inaugurado, o Núcleo funcionará mediante a gestão de vários sócios, nomeadamente Francisco Manuel Matos Serra, natural de Assumar e que assumirá as funções de presidente; Joaquim Pinto Ferreira Canário, natural de Castelo de Vide e que será o secretário; Joaquim Gabriel Lourenço, natural de Monforte e que será o tesoureiro. As vogais do Núcleo serão José António Raposo, natural de Castelo de Vide e José Joaquim L. Pinheiro, natural de Fronteira. © NCV

Cerca de 100 castanheiros e sobreiros
requalificam Quinta dos Olhos d'Água

O Parque Natural da Serra de S. Mamede realizou uma "1ª Fase de requalificação do espaço exterior da Quinta dos Olhos d' Água", em São Salvador de Aramenha.
Em conjunto com cerca de 30 alunos e professores das escolas do Concelho e com os Bombeiros de Marvão foram plantadas cerca de 100 árvores, com destaque especial para castanheiros e sobreiros.
Em paralelo com esta acção de sensibilização foiconcretizada uma visita guiada às instalações (Centro de Acolhimento, Auditório, Refeitório, entre outros), e apreoveitada a ocasião para a divulgação de alguns projectos. © NCV

Participantes em reunião internacional
do projecto Readcom visitaram Castelo de Vide

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre acolheu no fim-de-semana de 22 a 25 de Fevereiro uma reunião de parceiros e aprendentes do projecto internacional READCOM (Reading Communities for Adults), um projecto integrado no Programa Sócrates, acção Grundtvig 2 e apoiado pela União Europeia e na qual a ESTG é parceira. Os trabalhos incluiram também uma visita a Castelo de Vide.
Participaram no encontro do projecto READCOM cerca de meia centena de pessoas, das quais 24 oriundas dos países estrangeiros em representação dos seus clubes de leitura e uma vintena de portugueses que representam os Clubes de leitura dinamizados pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco e pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre.
O projecto tem como objectivo promover o desenvolvimento do indivíduo através de actividades relacionadas com a leitura, a escrita, e o intercâmbio cultural, procurando fomentar a aprendizagem ao longo da vida e fortalecer os laços entre as nacionalidades europeias na sua diversidade histórica, puzzle étnico, situação política actual, gastronomia, usos e costumes. © NCV

“Caminhadas” regressam em Março

As caminhadas promovidas pelo Gabinete de Desporto da Câmara Municipal de Castelo de Vide regressam em Março.
No Sábado dia 10 tem lugar a “Caminhada pela Ribeira de David “, no Domingo dia 18 a “Caminhada à Senhora da Penha”, uma semana depois realiza-se a “Volta ao Prado” e no Sábado dia 31 a “Caminhada à Amieira”.
Como habitualmente, estas caminhadas partem às 9 horas da manhã junto ao Pavilhão Municipal. © NCV

25 de fevereiro de 2007

Imagens "muito danificadas"
da capela do Calvário já foram arranjadas

As imagens da capela do Calvário “estavam muito danificadas, sobretudo a de S. João”, refere a última edição de Fevereiro do Boletim Paroquial.
A notícia adianta ainda explicativamente que “as bases estavam poderes e foram substituídas” e que “os braços das imagens foram aparafusados”.

“A falta de tempo e de dinheiro não deram para mais”, remata a notícia do Boletim Paroquial.

Como já referimos, durante a Quaresma é rezada missa na Capela do Calvário todas as sextas-feiras às 17:15 horas. © NCV

Boletim Paroquial insiste:
“o aborto, mesmo legalizado pela lei civil,
continua a ser pecado grave, crime nefando”

A última edição do Boletim Paroquial destaca no texto editorial o período quaresmal, mas não deixa de voltar ao aborto, e numa nota na área de informações do verso volta a referir a “posição da Igreja”.

Começa por citar declarações de Sua Santidade o Papa em 12 de Fevereiro que referem que “nenhuma lei dos homens pode subverter a lei divina sem que a sociedade seja dramaticamente afectada” e que “fragilizar a família é penalizar a sociedade”. Para depois insistir em que “o aborto, mesmo legalizado pela lei civil, continua a ser pecado grave, crime nefando, afectado com uma censura canónica. Incorre em censura canónica quem o aconselha, quem o pratica e todos os que neles intervêm como cúmplices”.

Nesta mesma edição, o Boletim Paroquial recorda que “os cristãos devem comungar, ao menos, pela Páscoa da Ressurreição” e apela a que os interessados se devem confessar ao longo da semana, porque ao Domingo não encontram, facilmente, sacerdote disponível”. © NCV

NOTA IMPORTANTE: Para poder ler esta página do Boletim Paroquial clicar duas vezes de forma sequencial na imagem.

FUTEBOL: Equipa da ADCV foi batida em casa
por 3-1 pelo líder Estrela de Portalegre

Apesar de ter dado uma excelente réplica ao seu adversário desta jornada, a equipa sénior de futebol da ADCV foi derrotada em casa por 3 bolas contra 1 frente ao primeiro Classificado do Campeonato Distrital de Seniores, o Sport Clube Estrela de Portalegre.

A equipa local criou várias oportunidades, mas o Estrela foi mais feliz ao conseguir concretizar todas as oportunidades que teve. A ADCV esteve a perder por 1 - 0, mas Márcio logo após o golo do Estrela fez o 1 - 1, ainda na 1ª parte.

Na segunda parte a equipa da ADCV ainda criou algumas oportunidades de golo, mas acabou por não conseguir concretizá-las, ao contrário do Estrela que conseguiu fazer mais dois golos em outras tantas ocasiões.

Póvoa e Meadas venceu em Arronches por 3-2
A equipa de futebol sénior da Associação Cultural e Desportiva de Póvoa e Meadas levou de vencida Sábado dia 24 de Fevereiro, no Estádio Municipal de Arronches, a equipa do Arronches e Benfica por 3-2. A equipa do concelho de Castelo de Vide igualou assim com 15 pontos precisamente o Arronches e Benfica e subiu ao 11º lugar da classificação do Campeonato da Associação de Futebol de Portalegre.
Camadas jovens perderam
No que toca ao futebol das camadas jovens, os Juniores perderam por 1-o com o Elvas, os Iniciados perderam 2-1 com o Campomaiorense, os Infantis perderam por 7-0 em casa do Vidense; os Juvenis não jogaram este fim-de-semana. © NCV

Grupo de Folclore e Cultura de Póvoa
e Meadas comemora este ano 45 anos

O XV Festival de Folclore do Grupo de Folclore e Cultura de Póvoa e Meadas terá lugar no Sábado dia 25 de Agosto, de acordo com o calendário de actividades que esta Associação acaba de divulgar.

De destacar ainda este ano a comemoração dos 45 anos da colectividade no dia 4 de Maio (6ª feira); recorda-se que o Grupo foi fundado em 4 de Maio de 1962, embora os seus estatutos só tenham sido formalmente publicados a 3 de Setembro de 1992.

Palestras e exposições

De acordo com a sua Presidente Marta Ruivo, o GFC de Póvoa e Meadas pretende continuar a “demonstrar o seu repertório de danças e cantares por todo o território nacional e também pela vizinha Espanha”.

Este ano, para além das “habituais actividades”, Marta Ruivo refere ainda a intenção da sua Direcção de concretizar “mais alguns eventos, tais como palestras e exposições, para aproveitamento das nossas instalações e divulgação das tradições da nossa terra”. Para tal o Grupo de Folclore e Cultura tem vindo a “melhorar as instalações da sede, trabalho a que pretendemos dar continuidade”

Do Carnaval ao Natal

O calendário de actividades do Grupo de Folclore e Cultura começou com uma Festa de Carnaval no dia 18 de Fevereiro e termina com a festa de Natal, marcada para o Sábado dia 15 de Dezembro. Está sujeito, segundo a Associação, a “sofrer algumas alterações por motivos imprevistos”.

No dia 21 de Março (quarta-feira) será plantada uma árvore pelos elementos do Grupo “em local a definir”, em comemoração do Dia Mundial da Árvore, e no dia 1 de Junho (6ª feira) será celebrado o Dia da Criança. Em Novembro, e como habitualmente, no Domingo dia 11 será condignamente comemorado o São Martinho, que tantas tradições tem em Póvoa e Meadas. © NCV


FOTO: Primeiros elementos do então Rancho Folclórico da Casa do Povo de Póvoa e Meadas, no início dos anos 60. Clique 2 vezes para AMPLIAR.

“Renúncia quaresmal” de 2007 destina-se a apoiar
construção de Seminário na Guiné-Bissau
e Igreja e centro Paroquial dos Assentos

A renúncia quaresmal deste ano será “a favor de duas obras concretas de primeira necessidade, que nos propomos ajudar este ano: uma na Guiné-Bissau e outra na nossa Diocese”, de acordo com o que o Bispo D. José Sanches Alves deixou expresso na sua Mensagem Quaresmal intitulada “Da contemplação ao serviço”.

Na Guiné-Bissau, “onde trabalha um missionário do Preciosíssimo Sangue, originário da nossa Diocese, ajudaremos a construir o Seminário, destinado à formação dos futuros sacerdotes daquele país, onde os portugueses implantaram a fé e onde a instabilidade política continua a deixar atrás de si um rasto de pobreza”.

Assentos: equipamento esperado há mais de 20 anos

“No Bairro dos Assentos da cidade de Portalegre, ajudaremos a levantar a igreja, o centro paroquial e o centro social, cujas obras já foram iniciadas nos fins de 2006. Trata-se de um equipamento religioso, pastoral e social esperado há mais de vinte anos pela população do maior bairro da cidade, situado numa zona em contínua expansão habitacional. Tendo em conta as características da população aí residente e a baixa percentagem da comparticipação com que foi contemplada a igreja e o centro paroquial, só a generosidade de instituições privadas e de pessoas singulares permitirá alcançar os fundos necessários à sua conclusão”.

De acordo com D. José Alves, “a Quaresma é o período de quarenta dias que precede e prepara a principal solenidade do povo cristão, a Páscoa” e a “Igreja todos os anos convida os fiéis a viverem com particular intensidade este tempo litúrgico, servindo-se dos recursos espirituais colocados à sua disposição”. © NCV

NOTA: O texto integral da Mensagem Quaresmal de 2007 foi publicado em O Distrito de Portalegre e pode ser encontrado na Secção Igreja em Notícia.

“Sangue de Leão” recolheu cerca de 50 dádivas
- próxima campanha a 4 de Agosto

A campanha de recolha de sangue, animada em Castelo de Vide pelo Núcleo Sportinguista que a designou por “Sangue de Leão”, que teve lugar no Sábado dia 24 de Fevereiro, decorreu com a habitual normalidade e foi bastante participada havendo a registar cerca de meia centena de dádivas de sangue; logo que possível o NCV divulgará também os números oficiais relativos a esta recolha, depois de anunciados pela Associação de Dadores de Portalegre.

A próxima campanha está agendada para o dia 4 de Agosto, também de manhã, no Centro de Saúde, em Castelo de Vide. © NCV

Núcleo Sportinguista
contratou massagista profissional

O massagista diplomado Dioníisio Piteira, reconhecido pela Federação Portuguesa de Futebol, vai passar a prestar serviços a todos os atletas do Núcleo Sportinguista de Castelo de Vide, quer no futsal, BTT ou no atletismo, na sequência de um acordo estabelecido com a secção de Futsal do NSCV.

Os serviços profissionais deste massagista serão também alargados a todas as equipas que irão participar no já habitual torneio de futsal Carlos Miguel, habitualmente realizado pelo NSCV nos meses de Maio e Junho.
De referir também que este massagista presta semanalmente serviços na Casa do Povo de Castelo de Vide, todas as quartas-feiras e sábados, podendo assim toda a população vir a usufruir destes tratamentos e massagens. © NCV

24 de fevereiro de 2007

ACD de Póvoa e Meadas venceu por 3-2
o Arronches e Benfica
e subiu ao 11º lugar da classificação

A equipa de futebol sénior da Associação Cultural e Desportiva de Póvoa e Meadas levou de vencida Sábado dia 24 de Fevereiro, no Estádio Municipal de Arronches, a equipa do Arronches e Benfica por 3-2.
A
equipa do concelho de Castelo de Vide igualou assim com 15 pontos precisamente o Arronches e Benfica e subiu ao 11º lugar da classificação do Campeonato da Associação de Futebol de Portalegre. Ambas poderão ainda ser igualadas pelo Montargilense (13º com 12 pontos) que recebe em casa o Monfortense (5º lugar com 38 pontos).

A equipa da ADCV (7º lugar com 33 pontos), por seu lado, recebe em casa o líder Estrela de Portalegre (57 pontos). © NCV

Juntas de Freguesia da sede de concelho
preparam presença comum na Internet

As três Juntas de Freguesia da sede do concelho de Castelo de Vide (Santa Maria da Deveza, São João Batista e Santiago Maior) estão a preparar desde Novembro passado uma presença comum na Internet, através de um sítio Web ainda inacabado mas que já está disponível “online”, e pode ser desde já acedida AQUI.
Com a colaboração de Jaime Ernesto, que também já projectou a página da Câmara Municipal, a página comum tem uma zona de entrada e boas vindas com informação sumária sobre o concelho e onde se menciona a Póvoa e Meadas como “freguesia rural de Castelo de Vide”.
A partir dessa página inicial pode aceder-se a um conjunto prático de respostas a perguntas mais correntes sobre recenseamento, atestados, registo de caninos e felinos e diversos.
Acresce um espaço para publicação das actas de cada uma das 3 Juntas (“brevemente”…) e ainda – curiosamente - uma secção de informação prática dedicada à Paróquia.
Depois no espaço próprio de cada Freguesia existem informações sobre a freguesia, sua história e heráldica, informação institucional (membros dos órgãos da freguesia) e dados sobre a área cultural.
Recorda-se que as 3 juntas de Freguesia da sede do concelho já colaboram em diversas áreas e dispõem há alguns anos de uma sede comum, na Rua Alexandre Herculano, à entrada da Vila. ©
NCV

Disciplina no futebol local:
João Dona suspenso por 1 jogo
e ACD da Póvoa multada em 85 Euros

Um atleta do futebol sénior da Associação Cultural e Desportiva de Póvoa e Meadas voltou a ser castigado pelo Conselho de Disciplina da Associação de Futebol de Portalegre.
Depois do castigo a Luís Eduardo Trigueiro Carona Godinho, desta vez foi João Luís Inácio Dona a ser castigado com 1 jogo de suspensão e multa de 85 Euros aplicada ao Clube. O mesmo aconteceu a João Ricardo Pereira Venâncio do Arronches e Benfica, que apanhou 4 jogos de suspensão.
João Dona enverga a camisola com o nº 9 e joga na posição de avançado da equipa de João Curinha e Paulo Dona. © NCV

Relatório da Associação de Atletismo de Portalegre: “em Castelo de Vide organizámos algumas provas e houve uma participação esporádica”...

“Apesar de termos 5 pistas de atletismo edificadas no distrito apenas em 2 delas se pode dizer que há clubes associados: Elvas e Portalegre. Em Castelo de Vide organizamos algumas provas e houve uma participação esporádica” – lê-se no relatório desportivo da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, numa clara alusão à quase nula utilização local das infra-estruturas existentes para a prática da modalidade (vd foto da pista do estádio Municipal Manuel Rodrigues).
“Em Ponte de Sor e Fronteira os clubes locais praticamente não aproveitam a infra-estrutura que foi colocada à sua disposição” – refere ainda o mesmo documento.

Núcleo de Atletismo de Castelo de Vide
De facto, o concelho de Castelo de Vide tem um clube inscrito na AADP, mas está aparentemente inactivo. Trata-se do Núcleo de Atletismo de Castelo de Vide, sem filiados e que apenas consta no relatório da AADP como participante na Liga de Pista.
Provas de atletismo em Castelo de Vide
Recorda-se que a AADP organiza este ano em Castelo de Vide a 1ª jornada do Torneio Olímpico Jovem AADP no dia 15 de Abril, a que se segue a também 1ª jornada do Campeonato Da Juventude Norte-Alentejana, a 26 de Maio, e depois o Meeting de Lançamentos a 14 de Julho. Na segunda metade do ano, entre Agosto e Dezembro, Castelo de Vide de facto não consta do calendário publicado da AADP.
Hermenegildo Rodrigues em 3º mandato
A Assembleia-Geral da AADP - Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre elegeu os seus corpos sociais até 2008, tendo o seu presidente Hermenegildo Rodrigues sido reconduzido no cargo que vai ocupar em terceiro mandato.
Todas as decisões da Assembleia-Geral foram tomadas por unanimidade: as contas de 2006 e o relatório da actividade desportiva acima referido e a filiação de 4 novos clubes: Associação dos Bombeiros Voluntários Avisenses, Associação "O Cruzeiro" de Valongo, CCD do Pessoal do Município de Portalegre e Millenium Sport.
Estiveram presentes na Assembleia representantes dos seguintes clubes filiados: Atletismo Clube de Portalegre, Casa do Povo de Ervedal, Centro Cultural de Figueira e Barros, Clube de Futebol Os Avisenses, Clube de Futebol Os Elvenses, Clube Elvense de Natação, Grupo Desportivo do Maranhão, Sporting Clube de Valongo e União de Futebol de Degolados. © NCV

Gabinete de Fisioterapia do Centro de Saúde
já tem lista de espera de 60 doentes

Já se encontra a funcionar no Centro de Saúde de Castelo de Vide um Gabinete de Fisioterapia que presta apoio á população local. À sua frente está a terapeuta Susana Bicho, de 25 anos, que agora atende cerca de 3 doentes por hora de entre os que anteriormente tinham que se deslocar a Portalegre para receber estes cuidados. Mas a lista de espera para estes serviços é já, no entanto, de 60 doentes, segundo averiguou uma reportagem do jornal Fonte Nova.
A iniciativa partiu da Sub-Região de Portalegre, da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, contou com o apoio das Autarquias e visa proporcionar “cuidados de proximidade" às populações, e estes Gabinetes "prestam cuidados de prevenção e tratamentos".
Estes novos Gabinetes de Fisioterapia estão já a funcionar em dez centros de saúde do distrito, a saber Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Fronteira, Gavião, Nisa, Ponte de Sor e Sousel. © NCV

Foto do jornal Fonte Nova

Ciclo de conferências "Humanizar a cidade"
em Reguengos de Monsaraz até Junho

Um ciclo de conferências, organizado pelo jornal "Palavra", reúne personalidades como José Roquette, Marcelo Rebelo de Sousa e António Guterres, com o objectivo de alertar para o papel relevante que as pessoas e as suas necessidades e anseios devem ocupar no dia-a-dia da governação local, no dia-a-dia das famílias e no acolhimento aos que provêem de outras paragens.
“Humanizar a cidade” é o tema genérico do ciclo de conferências que o jornal "Palavra" promove na cidade de Reguengos de Monsaraz durante o próximo mês de Março, integrado no programa de comemorações do seu 40º aniversário.
O ciclo
tem início no dia 2 de Março, sexta-feira, com a conferência subordinada ao tema “A família como célula que irradia e promove o humanismo”, proferida pelo empresário José Roquette.
A segunda conferência deste ciclo terá lugar no dia 16 de Março, sexta-feira, com o tema central “O exercício do poder como veiculo para a humanização das nossas cidades”, tendo como orador o professor universitário e comentador político Marcelo Rebelo de Sousa.
O ciclo termina com a conferência “Humanizar a cidade acolhendo os imigrantes e marginalizados”, que conta com António Guterres, Alto-Comissário da ONU para os refugiados, como orador principal, em data a designar brevemente. As conferências, Com entrada livre, as conferências terão lugar no Auditório Municipal da cidade, a partir das 21h30.
As comemorações das quatro décadas de existência do jornal "Palavra" iniciaram-se em emados de 2006 e terminam a
13 de Junho de 2007. O programa das comemorações foi organizado em redor de 3 ciclos: ciclo de exposições; ciclo de espectáculos e ciclo de conferências. © NCV

Plano Director Municipal de Portalegre
em discussão pública

No próximo dia 27 de Fevereiro, pelas 16 horas, realiza-se no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre a Sessão de Apresentação e o início da discussão pública do Plano Director Municipal.
O relatório e o regulamento deste importante instrumento de ordenamento da cidade capital de distrito, bem como as plantas e ordenamento e de condicionantes, a cartografia e o perímetro urbano de Portalegre, e ainda a definição proposta para os perímetros de Alagoa, Alagoinha, Alegrete, Caia, Carreiras, Fortios, Frangoneiro, Igreja, Montinho, Monte Carvalho, Monte Paleiros, Pedra Basta, Reguengo, Urra, Vargem e Vale de Cavalos, está tudo disponível no site da Autarquia (ver AQUI). © NCV

2ª Maratona BTT Vila de Nisa
anunciada para 21 de Abril

O Nisa Futsal Clube acaba de anunciar a realização da 2ª Maratona BTT Vila de Nisa para o próximo dia 21 de Abril.
Trata-se de uma “parceria” com a Câmara Municipal local, as Juntas de Freguesia do Espírito Santo, de Nossa Senhora da Graça e de S. Simão, que conta com o apoio empenhado do Clube Ases do Pedal, em cujo website se podem concretizar as inscrições e podem ser encontrados todos os detalhes sobre o regulamento da prova.
A iniciativa “não tem cariz competitivo”, mas no final “existirá um registo de ordem de chegada dos participantes, bem como os tempos de prova”.
O percurso “decorrerá por trilhos, caminhos rurais, públicos e estradas municipais” do concelho vizinho, com uma extensão de: cerca de
80 quilómetros para a Maratona e de cerca de 37 quilómetros para a Meia Maratona. Após o percurso serão sorteadas inscrições para a prova do ano 2008, bem como várias peças de artesanato de Barro de Nisa. © NCV

Teatro amador anima Março marvanense

Março será o “Mês do Teatro” em Marvão, com a concretização daquele que será o 1º Festival de Teatro Amador de Marvão, segundo anunciou a autarquia local.
O programa começa a 3 de Março às 17 horas, na Estação da Beirã, com a peça “A Birra do Morto”, de Vicente Sanches, pelo Grupo Blá Blá Blá Teatro Jovem de Campo Maior.
Segue-se “A Severa e o Fado”, de Júlio Dantas, pelo GETAS – Centro Cultural de Sardoal, no dia 11 de Março à mesma hora, nas instalações da sede do Grupo Desportivo Arenense, em Santo António das Areias.
“A Boda dos Pequenos Burgueses”, de Bertold Bretch, será levado á cena no dia 18 de Março pelas 17 horas no Centro Cultural de Marvão, pelo Grupo Cénico da SOIR – Joaquim António de Aguiar, de Évora.
Finalmente, a 24 de Março sobe ao palco da Junta de Freguesia de São Salvador da Aramenha (1º andar) a peça “Aqui há fantasmas”, de Jorge de Sousa, pelo grupo de Teatro “O Cidral”, de Alter do Chão.

Teatro nas quatro freguesias do concelho

O Município de Marvão “inova ao organizar pela primeira vez uma mostra de teatro amador que levará às quatro freguesias do concelho, durante todo o mês de Março, o que de melhor se faz na nossa região em termos de produção teatral de carácter não profissional”, de acordo com os termos do anúncio da iniciativa.

“Nesta oportunidade única de presenciar a criação de arte no seu estado mais puro, apresenta-se um leque variado e de inquestionável valor que encantará públicos de todas as idades” – continua o comunicado municipal. © NCV

Beirã em matança de porco a 18 de Março

Será no próximo dia 18 de Março (Sábado) a 2 ª Matança do Porco da Freguesia da Beirã. Junto ao Pavilhão da Associação “A Anta”.

O programa “reza” a dita cuja “matança do porco” logo pelas 8:30 minutos. Uma hora depois já haverá lugar a Migas de Pão com Toucinho Frito. O almoço decorre a partir das 13:00 com sopa de cachola, sopa de couve e febras fritas. A partir das 16 horas haverá Porco Assado no Espeto.

O custo total é de 6 Euros por pessoa, a pagar no acto da inscrição. As inscrições são aceites até ao dia 16 de Março na Junta de Freguesia da Beirã e na Casa Tapadinhas, nos Barretos. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones: 245 992 314 ou 965 005 445. © NCV

23 de fevereiro de 2007

Retiros na Casa Diocesana

Muitas acções decorrem sempre, ao longo do ano, na Mem Soares.E agora, de novo a Casa Diocesana da Mem Soares volta a estar ocupada com iniciativas da Igreja por estes dias.
Assim, desde 26 de Fevereiro, e até dois de Março, decorre na Casa Diocesana o II turno do Retiro do Clero.
Depois, e ainda na Mem Soares, vai ali realizar-se o Retiro Diocesano para Catequistas. Esta iniciativa para as Catequistas está agendada para o período compreendido entre 2 e 4 de Março. © NCV

Revisão da Carta Educativa do Concelho em Assembeleia Muncipal na próxima 2ªfeira

A Assembleia Municipal vai analisar e decidir na sua próxima reunião, marcada para segunda-feira dia 26 de Fevereiro, a Revisão da Carta Educativa do Concelho de Castelo de Vide. É esse o único ponto da ordem de trabalhos formal da convocatória da reunião.
A Revisão da Carta Educativa do Concelho de Castelo de Vide foi aprovada por maioria no Conselho Municipal de Educação de 4 de Janeiro passado e depois por unanimidade na reunião do Executivo Municipal de 17 de Janeiro, que decidiu enviá-la para ratificação na Assembleia.
Trata-se de um bem elaborado documento de 124 páginas, que sabemos ter sido preparado na Autarquia pelo técnico António Calha. © NCV

Associação de Municípios está a preparar uma "estratégia conjunta" para enfrentar
Quadro Comunitário de Apoio 2007-2013

No âmbito da Associação de Municípios de Castelo de Vide, Marvão e Portalegre, está a ser produzido um “documento referencial com as linhas estratégicas de eventuais investimentos a apresentar ao futuro Quadro Comunitário de Apoio. Já existe uma primeira redacção, de acordo com informação divulgada pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, António Pita.
O referido trabalho visa “preparar um documento estratégico, articulado numa perspectiva supramunicipal, que garanta uma posição mais forte na apresentação de candidaturas durante o período de 2007 a 2013. © NCV

Eduardo Cabrita celebra em Portalegre Contratos Programa com as Câmaras
de Arronches, Gavião e Nisa

O Secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, Eduardo Cabrita, presidirá na Sexta Feira dia 23 de Fevereiro, de manhã no Governo Civil de Portalegre, às cerimónias de celebração de Contractos Programa com as Câmaras Municipais de Arronches, Gavião e Nisa.
Os Contractos Programa de Cooperação Técnica e Financeiras, no valor de 2.508.060,28 Euros são assinados entre a Direcção Geral de Administração Local, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e as referidas Autarquias.
Obras nos Paços do Concelho de Arronches e Gavião
Com Câmara Municipal de Arronches é assinado o contrato programa referente ao projecto de ampliação dos Paços do Concelho, com um investimento elegível de 1.019.500,38 Euros dos quais 305.850,00 Euros são financiados pela DGAL.
Com a Câmara Municipal do Gavião vai ser assinado um contracto programa no valor de cerca de 730.553,90 Euros, dos quais a DGAL irá financiar 221.566,00 Euros, com vista à remodelação e ampliação dos Paços do Concelho.
Oficinas municipais de Nisa
Finalmente, cerca de setecentos e cinquenta mil Euros é o valor do contracto programa que vai ser assinado com a autarquia de Nisa para a construção das novas oficinas Municipais. Este contrato programa será financiado pela DGAL em 225.002,00 Euros. © NCV

Retiro de Doentes da Diocese
marcado para 24 a 27 de Maio em Fátima

O Secretariado Diocesano da Mensagem de Fátima tornou público que o retiro de doentes para a Diocese de Portalegre e Castelo Branco se realiza este ano entre 24 e 27 de Maio próximo, em Fátima. A organização considera em comunicado que “seria bom que a Diocese estivesse bem representada”.
Podem inscrever-se quer “doentes com alguma gravidade ou não, mas com capacidade psíquica que permita acompanhar o programa” e ainda “doentes que nunca participaram em retiros da Mensagem de Fátima”.
As inscrições deverão ser feitas até ao dia 15 de Março, das 16 às 18 horas, no Cartório Paroquial de São Lourenço, em Portalegre, telefone 245 300 571, onde serão dadas todas as informações necessárias aos interessados. © NCV

22 de fevereiro de 2007

A Anta da Melriça
já está entre as "Nossas Sete Maravilhas"

A Anta da Melriça já se juntou à lista de "As sete Maravilhas do Distrito de Portalegre", que é uma iniciativa do jornal "Alto Alentejo", conforme já anteriormente referimos. Osleitores podem escolher e votar em qualquer maravilha, tendo, no entanto, inicialmente sido divulgada logo uma listagem de coisas muito especiais deste Distrito que é o nosso.
E de Castelo de Vide lá encontrámos também a Páscoa, O Menir da Meada e ainda a Judiaria. E agora lá vem também incluída a nossa Anta da Melriça, pois a lista já foi acrescentada por outras propostas dos leitores do AA – que o podem fazer ainda durante todo o mês de Março. © JRR/NCV

Castelo de Vide é tema de capa
na edição de Fevereiro da revista Ambitur

Ao referir-se à recente apresentação do “triângulo turístico” de Castelo de Vide, Marvão e Portalegre, a revista Ambitur destaca fotografias de Castelo de Vide. Na sua edição de Fevereiro uma reportagem designada “Alentejo Turístico” subordinada aos destinos turísticos alentejanos.
Na capa e no interior da revista, a ilustrar um artigo sobre o Triângulo Turístico, figuram diversas fotografias de Castelo de Vide, “razão de orgulho para a Vila se atendermos ao prestígio, qualidade e divulgação da revista”, como sublinha a Câmara Muncipal em comunicado sobre o assunto.
O Triângulo Turístico, cujo objectivo é potenciar as valências turísticas da região, foi apresentado no passado mês de Janeiro na Bolsa de Turismo de Lisboa. Das três Câmaras Municipais estiveram presentes Mata Cáceres e Vítor Frutuoso, respectivamente presidentes das Câmaras Municipais de Portalegre e Marvão e ainda Luís Roque, à altura ainda Vereador da Câmara Municipal de Castelo de Vide.
Luís Roque, teve ocasião de referir durante a conferência de imprensa que o desenvolvimento turístico desta região deve ser feito de “forma integrada, já que só em conjunto poderá existir alguma expressão, alguma força”. (c) NCV

“Azeite do Alentejo Interior” e “Azeitonas de Conserva de Elvas e Campo Maior” são novas “denominações de origem protegida”

O Azeite do Alentejo Interior, juntamente com as Azeitonas de Conserva de Elvas e Campo Maior ficaram registados como “denominações de origem protegida”, produtos agrícolas portugueses nacionais esta semana incluidas pela Comissão Europeia nas listas de denominações de origem protegidas e de indicações geográficas protegidas.
São portuguesass 11 das 27 denominações que a partir de agora engrossam a lista de cerca de 750 produtos já abrangidos pela legislação comunitária sobre a protecção de indicações geográficas, denominações de origem e especialidades tradicionais.
Entre outras, passam a figurar na lista de indicações geográficas protegidas a Chouriça de Carne de Barroso, o Chouriço de Abóbora de Barroso, a Sangueira de Barroso, o Salpicão de Barroso, e o Cordeiro de Barroso, Anho de Barroso ou Borrego de Leite de Barroso (todos de Montalegre), e ainda a Batata de Trás-os-Montes, o Paio de Beja e a Linguiça do Baixo Alentejo ou Chouriço de Carne do Baixo Alentejo. © NCV

Subsídio municipal de quase 13 mil Euros
à Região de Turismo de São Mamede

Na sua última reunião de Dezembro, a Câmara Municipal deliberou por maioria dos membros presentes, com 1 voto contra por parte do vereador António Soldado e 3 votos a favor, conceder um subsídio no valor de 12 847,19 Euros à Região de Turismo de São Mamede.
O NCV está em condições de esclarecer que se trata de um “acerto contabilístico” referente a um projecto de colaboração entre a Região de Turismo de São Mamede e a Câmara Municipal de Castelo de Vide, no qual era prevista a aprovação de um projecto denominado “Castelo de Vide Anima”, projecto esse que veio a ser aprovado através de uma candidatura ao PIQTUR.
Na altura António Soldado disse que “ficou com muitas dúvidas” e considerou “que o documento é ilegal”, e “confuso o facto da Câmara Municipal de Castelo de Vide ter de devolver essa verba, se de facto nunca a chegou a receber”. © NCV

Municípios de Castelo de Vide, Marvão
e Portalegre tentam “salvar a Ammaia”

A Associação de Municípios de Castelo de Vide, Marvão e Portalegre estabeleceu um Protocolo de Cooperação com a Fundação Cidade de Ammaia, que pretende “apoio nas escavações que estão a ser levadas a efeito”. Este protocolo permitiu que fossem “desbloqueadas as verbas provenientes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, referente ao último Quadro Comunitário de Apoio”; no entanto, é duvidoso que “este esforço das três Câmaras Municipais fosse suficiente para salvar a Ammaia”, como referiu António Pita.
De acordo com este autarca local, “este Protocolo implicará responsabilidades de gestão repartidas pelos municípios de Castelo de Vide, Marvão e Portalegre, não obstante a infra-estrutura estar sediada no Concelho de Marvão”, num esforço visando “viabilizar a continuidade da cidade romana da Ammaia” e ”todo o avultado investimento público efectuado até à data” evitando a perda de um elemento importante da oferta cultural e turística de Marvão e da regiã.
Os três Municípios foram sensibilizados para “a situação grave em que se encontra a Fundação, a qual está em risco iminente de fechar as actividades da Ammaia e com compromissos financeiros elevados que não consegue cumprir”. © NCV

Domingo no Cinema: "À noite no Museu"

Realizador: Shawn LevyAno: 2006 Duração: 115 min Classificação: Maiores de 12 anos Género: Acção / Comédia / Fantasia Actores: Ben Stiller, Carla Gugino, Dick Van Dyke, Mickey Rooney e Robin Williams

O sonhador de bom coração, Larry Daley, apesar se ser um azarado, sonha que o destino lhe reserva algo de grandioso. Mas nunca tinha imaginado que seria assim tão extraordinário, ao aceitar o que parecia ser um emprego menor como segurança nocturno no Museu de História Natural. Durante o turno de Larry coisas espantosas começam a acontecer. índios, gladiadores romanos e "cowboys" saiem repentinamente dos seus locais e travam batalhas épicas. Na sua busca pelo fogo, o Neandertal incendeia o seu próprio expositor; Átila, o huno, assalta os seus vizinhos do lado, e o T-Rex relembra a todos porquê que é o predador mais feroz da História. Durante o caos, a única pessoa a quem Larry pode pedir ajuda é à figura de cera do Presidente Teddy Roosevelt, que ajuda o nosso herói a salvar o Museu.

Veja o Trailer

A Bilheteira abre às 21 horas e a sessão começa às 21:30 horas.
Bilhetes Plateia a € 1,50 e Balcão a € 1,75.
Cine-Teatro Mouzinho da Silveira
Avenida da Aramenha
7320 Castelo de Vide

21 de fevereiro de 2007

Enterro do Entrudo 2007
"junto aos Paços do Concelho"

PS convida população para homenagear
o Dr. Casal Ribeiro e evocar os 30 anos de poder local democrático no próximo Sábado

A Comissão Concelhia do Partido Socialista está a convidar através de Comunicado toda a população para participar no próximo Sábado dia 24 de Fevereiro numa jornada de “singela homenagem” ao Dr. José Vicente Branco do Casal Ribeiro, “pelo centenário do seu nascimento, 1907/2007” e de simultânea evocação da recente passagem dos 30 anos sobre a realização das primeiras eleições Autárquicas, em 1976.
O programa convida para uma “concentração” junto da Câmara Municipal de Castelo de Vide, pelas 15 horas, seguindo-se meia hora depois uma romagem ao cemitério com a deposição de uma Coroa de Flores, na campa do Dr. Casal Ribeiro.
Pelas 16:30 horas está pevista Sessão evocativa dos “30 anos do poder local democrático” no Centro Municipal de Cultura.
A Concelhia do PS diz contar “com o empenhamento e presença de todos os Castelovidenses”. © NCV

NOTA IMPORTANTE: Para poder ler este documento ampliado basta clicar duas vezes de forma sequencial na imagem.

Iniciativa "Sangue de Leão"
é já no Sábado 24 de Fevereiro

A próxima recolha de sangue será já no próximo sábado, dia 24 de Fevereiro, a partir das 9h30, no Centro de Saúde, em Castelo de Vide.
Por essa razão, o Núcleo Sportinguista, que tomou a seu cargo a animação da iniciativa em Castelo de Vide lançou um apelo final para conseguir a presença do maior número possível de dadores, e voltar a ultrapassar os dados da última recolha: 62 inscritos, 56 dádivas efectivas, sendo 38 homens (4 pela primeira vez) e 24 mulheres (3 pela primeira vez), de acordo com os dados oficiais da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre. © NCV

XXIII Escalada de Castelo de Vide
já é prova pontuável em Espanha

A XXIII Escalada de Castelo de Vide, organizada no próximo Domingo de manhã pela Casa do Povo de Castelo de Vide em colaboração com o Inatel Portalegre e com o CCD Ginásio Andebol, continua a despertar um inusitado interesse na vizinha Espanha, nomeadamente na Extremadura, em Cáceres e Badajoz.
Interesse esse que será devido não apenas ao facto de constituir a primeira prova pontuável da denominada Liga de Montaña, surgido após as provas de montanha terem sido incluídas no calendário do II Circuito Internacional de la Raya -Prémio JOMA. Aliás, a Escalada de Castelo de Vide é também a 5ª prova daquele circuito transfronteiriço de atletismo. © NCV

Prova de orientação “O Meeting” vai juntar
cerca de 7 centenas de atletas de 20 países em Nisa

A muito poucos dias do encerramento das inscrições, a prova de orientação pedestre designada por O Norte Alentejano “O Meeting”, que decorre em Nisa de 23 a 25 de Fevereiro já conta com 681 inscritos de 20 países, incluindo Portugal, com 432 atletas. Da Suécia são 53, da Finlândia vêem 50, da Suiça 48, da Noruega 38 e de Inglaterra 19. Mas da vizinha Espanha, por exemplo, ainda não se tinham registado quaisquer inscrições.

O evento é organizado conjuntamente pelo Grupo Desportivo 4 Caminhos, com apoio da Câmara Municipal de Nisa e da Federação Portuguesa de Orientação, e é pontuável para o Ranking da Taça de Portugal, Troféu Regularidade da Federação Portuguesa de Orientação da época 2006/2007 e para o calendário da Liga Mundial da Federação Internacional de Orientação. © NCV

Associação de Atletismo de Portalegre
vai a votos na próxima 6ª feira

Realiza-se na próxima sexta-feira, dia 23 de Fevereiro, pelas 21 h, na sede da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, no Estádio dos Assentos, em Portalegre, uma Assembleia Geral eleitoral, convocada por José Alfredo Antunes, Presidente da Mesa da Assembleia-geral. Concorre uma única lista encabeçada por Hermenegildo José Durão Rodrigues que apresentará contas do trabalho desenvolvido e se submete de novo ao sufrágio dos clubes filiados. Antes disso, a Direcção em exercício prestará informações, proporá a filiação de mais 3 clubes, porá a discussão e a votação as contas de 2006 e colocará a discussão e a votação o relatório de actividades da época 2005/2006. Finalmente proceder-se-á à eleição dos Órgãos Sociais da AADP para o biénio 2006/2008.

Campeões do Alentejo de corta-mato
Os atletas Bruno Paixão (AC Portalegre) e Raquel Trabuco (Os Elvenses) sagraram-se recentemente em Alvito campeões do Alentejo de corta-mato, mantendo a tradição das excelentes prestações dos atletas do distrito de Portalegre neste campeonato. De facto, os atletas filiados na AADP conseguiram 8 dos 12 títulos individuais em disputa e 20 das 35 medalhas atribuídas. Colectivamente os campeonatos foram mais equilibrados com Portalegre e Beja a repartirem entre si (5 para cada) os títulos atribuídos. “Mas os campeonatos valeram sobretudo pela participação individual” – refere fonte próxima da AADP.
Provas de atletismo em Castelo de Vide
Recorda-se que a AADP organiza este ano em Castelo de Vide a 1ª jornada do Torneio Olímpico Jovem AADP no dia 15 de Abril, a que se segue a também 1ª jornada do Campeonato Da Juventude Norte-Alentejana, a 26 de Maio, e depois o Meeting de Lançamentos a 14 de Julho. Na segunda metade do ano, entre Agosto e Dezembro, Castelo de Vide de facto não consta do calendário publicado da AADP. © NCV

20 de fevereiro de 2007

Luís Godinho da ACD de Póvoa e Meadas
suspenso por 2 jogos pelo Conselho de Disciplina

O jogador da equipa sénior da ACD de Póvoa e Meadas, Luís Eduardo Trigueiro Carona Godinho, foi castigado pelo Conselho de Disciplina da Associação de Futebol de Portalegre, reunido em 13 de Fevereiro, com 2 jogos de suspensão. O mesmo aconteceu a Rui Manuel Amaral Carmo do Arronches e Benfica.
Luís Godinho usa a camisola com o nº 6 e joga na posição de defesa da equipa de Paulo Dona e João Curinha. Outras punições abrangeram 2 jogadores juniores do Elvenses e do Portalegrense, bem como 5 jogadores juvenis (Vidense, Portalegrense e Estrela), e ainda 1 jogador Iniciado do Alpalhoense. © NCV

Arronches e Benfica e ACD de Póvoa e Meadas
com jogo antecipado para Sábado

A Associação de Futebol de Portalegre divulgou em comunicado oficial que o jogo do Arronches e Benfica contra a Associação Cultural e Desportiva de Póvoa e Meadas da próxima jornada será antecipado para as 15 horas de Sábado dia 24 de Fevereiro, no Estádio Municipal de Arronches.
À mesma hora e para o Campeonato Distrital de Juniores disputa-se no Parque Desportivo da Nave, em Póvoa e Meadas, o jogo entre as equipas da ADCV e do Elvas.

A contar para o Campeonato Distrital de Juvenis, o jogo ADCV contra o Nisa e Benfica está marcado para o dia 22 de Fevereiro (5ª feira) Às 10:30 horas no estádio Municipal Manuel Rodrigues em Castelo de Vide. © NCV

Direcção do Grupo de Amigos
de Castelo de Vide reune dia 24 de Fevereiro
com membros de todos os órgãos sociais

Joaquim Canário, presidente da Direcção do Grupo de Amigos de Castelo de Vide, convocou uma reunião extraordinaria de todos os membtros do órgãos sociais da Associação, para o próximo sábado dia 24 de Fevereiro na Casa do Alentejo em Lisboa, a partir das 15 horas.
A convocatória, para além dos pontos de informações e diversos, refere 5 pontos concretos: situação de regularização de quotas, proposta de alteração de estatutos, plano de actividades para 2007, comemorações do centenário do Dr. Adolfo Bugalho e proposta de edição de livros.
Recorda-se que a próxima assembleia geral daquela que é a maior associação do concelho de Castelo de Vide, se realiza no dia 7 de Abril, sábado de Aleluia, em Castelo de Vide, como já é da tradição. © NCV

Debate dia 6 de Março sobre o Sistema Educativo
e o Estatuto da Carreira Docente

A Associação de Pais comunica que, o Professor Mário Nogueira, do Sindicato Professores da Zona Sul, estará em Castelo de Vide na terça-feira dia 6 de Março, para uma sessão de esclarecimento sobre o actual Sistema Educativo e o Estatuto da Carreira Docente em que será o único orador, seguindo-se à sua exposição, um painel de troca de impressões com o público.
A iniciativa tem lugar pelas 21h30 no Centro Municipal de Cultura e estão convidados a estar presentes todos os pais, professores e agentes da comunidade escolar de Castelo de Vide e as escolas vizinhas de Santo António das Areias e da Portagem.
Os promotores da iniciativa são a Associação de Pais das Escolas de Castelo de Vide e a Delegada Sindical, contando a inciiativa com o apoio logístico da Câmara Municipal de Castelo de Vide. © NCV

Semanário “O Alto Alentejo” lança iniciativa
de escolher “As Sete Maravilhas do Distrito”

O jornal "Alto Alentejo" está a proceder à eleição das Sete Maravilhas do Distrito de Portalegre. Segundo se pode ler no semanário, dirigido pelo nosso amigo e colaborador Manuel Isaac Correia, "a iniciativa tem por objectivo divulgar e promover o nosso património - histórico, natural, edificado ou cultural".
Na primeira fase aceitam-se sugestões. E as que recolherem mais aceitação passarão à fase seguinte. Para efectuar a eleição deve ser usado o cupão publicado no jornal que depois de preenchido tem de ser enviado para a redacção.
Em simultâneo o "Alto Alentejo" vai avançar com com um espaço aberto de defesa e promoção de cada "maravilha".Da responsabilidade do semanário são avançadas algumas sugestões óbvias de património do Distrito. E na lista salientamos a Judiaria de Castelo de Vide, a nossa Páscoa, o Menir da Meada e Marvão.
Vamos todos comprar o "Alto Alentejo" e preencher o cupão com uma das maravilhas da nossa terra. E quem quiser apresentar outras propostas, pois pode e deve fazê-lo. © JRR/NCV


Workshops de língua e cultura portuguesas organizados de novo em Mérida e Badajoz

Organizados pela Associação do Professorado de Português da Extremadura (APPEX) e financiados pelo Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças, vão realizar-se novamente em Mérida e Badajoz os “workshops” avançados de língua e literatura portuguesas dirigidos a pessoas com um nível médio-alto de Português.
Os “workshops” são constituídos por uma sessão semanal de duas horas, em Mérida Às terças-feiras entre as 19 e as 21 horas, na Escuela Oficial de Idiomas da capital autonómica, e em Badajoz às quartas-feiras, no mesmo horário, no IES Domigo Cáceres de Valdepasillas. A orientação dos trabalhos e actividades cabe a professores de português.
Estas actividades são gratuitas e dirigem-se a alunos que já terminaram os seus estudos de língua portuguesa nas Escolas de Línguas da região e que necessitam de manter e praticar os conhecimentos adquiridos. As acções estão abertas a pessoas com nível de conhecimento médio-alto da língua portuguesa e incluem, para além da prática linguística e de conversação, diversas actividades de difusão da cultura portuguesa.
Estas actividades são gratuitas e dirigem-se a alunos que já terminaram os seus estudos de língua portuguesa nas Escolas de Línguas da região e que necessitam de manter e praticar os conhecimentos adquiridos. As acções estão abertas a pessoas com nível de conhecimento médio-alto da língua portuguesa e incluem, para além da prática linguística e de conversação, diversas actividades de difusão da cultura portuguesa. © NCV

Na foto: Jornadas de Língua e Cultura Lusófona organizadas pela APPEX em Abril de 2006.

19 de fevereiro de 2007

Iniciados da ADCV passaram
aos Quartos de Final da Taça

A equipa de futebol da ADCV na categoria de Iniciados jogou este fim-de-semana em Alpalhão para a Taça da Associação de Futebol de Portalegre na respectiva categoria e venceu o Alpalhoense por 5 golos sem resposta, passando assim aos quartos de final da prova.
Por seu turno, a equipa das “Escolinhas” foi aos Fortios perder por 4 golos a zero e ficou de for a da Taça distrital da sua categoria.
Iniciados na 2ª fase do Campeonato
De referir que os Iniciados vão iniciar no próximo fim-de-semana em Campo Maior a 2ª fase do Campeonato da Associação de Futebol de Portalegre; depois de 2 séries de 6 equipas terem apurado 3 equipas de cada uma delas, será agora disputada uma série de 10 jogos entre 6 equipas – até ao prinvcípio de Maio – para apurar o Campeão Distrital. © NCV

Associação de Pais promoveu
primeiro Jantar “Dramatizarte”

A Associação de Pais promoveu um jantar informal de convívio para o grupo juvenil de teatro amador “Dramatizarte” no Sábado dia 17 de Fevereiro, pelas 20h no Cantinho (das Pizzas).
Continuam entretanto as audições visando a constituição deste Grupo de Teatro da Associação de Pais, abertas a alunos dos 9 aos 15 anos que podem inscrever-se no Cine-Teatro Mouzinho da Silveira, nos sábados a partir das 10 horas. © NCV


Nuno Júdice recitou poemas seus
perante o público de Badajoz

O poeta português Nuno Júdice ofereceu no início do mês um recital poético no MEIAC de Badajoz a que assistiram numerosos amantes da poesia que fizeram abarrotar a sala em que a iniciativa teve lugar.
Organizado pela Associação de Escritores Extremeños com a colaboração do Gabinete de Iniciativas Transfronterizas da Junta de Extremadura, a aula de poesia Díez Canedo consolidou assim a sua contribuição anual para que a popesia portuguesa seja conhecida pelo público estremenho.
De facto, Nuno Júdice juntou-se a Pedro Tamen e a Fernando Pinto de Amaral, que participaram na iniciativa em anos anteriores, tendo sido apresentado por Antonio Saez, presidente da Asociación de Escritores Extremeños e professor na Universidade de Évora. © NCV


18 de fevereiro de 2007

BOLETIM PAROQUIAL: “Pelo resultado do referendo, (…) em Castelo de Vide os católicos são pouco mais de 325"...

“Pelo resultado do referendo, ficamos a saber que, em Castelo de Vide, os católicos são pouco mais de 325” – sublinha na sua segunda parte o editorial do Boletim Paroquial de 18 de Fevereiro.
“Os restantes embora baptizados, não podem considerar-se católicos, porque não acatam o regime da Igreja Católica; não estão em comunhão plena com a Igreja. Assim tais pessoas não têm o direito de se intitularem “católicas” – continua o texto cujo tom e conteúdo surpreendeu a comunidade católica local, depois do anterior apelo à “aceitação” e ao “respeito” democráticos pelos resultados do referendo.
Sacerdotes podem deixar de “enfeitar” (sic) casamentos e funerais
Intitulado “Entre o SIM e o Não”, o texto vai mais longe e refere em tom de ameaça que “isto pode trazer consequências sérias”. E explica: “quanto à pastoral, Castelo de Vide pode vir a ficar dependente de outras comunidades cristãs mais dinâmicas” e “os sacerdotes poderão deixar de enfeitar casamentos e funerais de quem não está em comunhão com a mesma Igreja”.
As contas “paroquiais”
A nova estimativa da população católica inserida no Boletim Paroquial assenta na seguinte estrutura de cálculo: “Em Castelo de Vide votaram “Não”: na freguesia de São João 70; na de Santa Maria 105; na de Santiago 21. Descontando 10% para os que não puderam votar, Castelo de Vide terá apenas uns 325 católicos maiores de 18 anos”. “Para ser católico não basta estar baptizado, é preciso viver em comunhão plena com a Igreja Católica” – insiste o texto em apreço.
“Pediram a pena de morte…”
A primeira parte do editorial do Boletim Paroquial de 18 de Fevereiro desfere um novo ataque violento aos votantes no Sim.
Começa por referir os dados da votação em Castelo de Vide, nas 3 freguesias da sede de concelho que integram a Paróquia já que a de Póvoa e Meadas corresponde desde há poucos anos à restaurada Paróquia local. “Em Castelo de Vide votaram no referendo sobre o aborto 1121 pessoas. Destas 802 votaram Sim, 296 votaram Não e houve ainda 23 votos em branco e nulos”.
Ora, segundo o Boletim Paroquial, “se estas 802 pessoas são católicas vão tornar-se cúmplices na execução de todos os abortos permitidos pela lei civil que venha a ser aprovada. Pediram a pena de morte para os seres humanos mais desprotegidos”.
“A Igreja Católica condena o aborto, seja ele legal, ilegal ou clandestino, antes ou depois das dez semanas. O aborto é um pecado grave e um crime com censura canónica” – explica o mesmo texto do Boletim Paroquial, que adianta que “o regime da Igreja Católica não é arbitrário; é para todos os católicos, sob pena de perderem a comunhão plena com a mesma Igreja, isto é: a identidade “católica”. (can 205). © NCV
NOTA IMPORTANTE: Para poder ler a primeira página do Boletim Paroquial clicar duas vezes de forma sequencial na imagem.